Após recuo, Governador envia nova PEC da Previdência para AL-BA


Assembleia Legislativa da Bahia.

O governador da Bahia, Rui Costa, enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência estadual. O texto foi publicado no Diário Oficial da Alba hoje (15).

A PEC nº 159 substituirá a PEC nº 158, que teve a sua tramitação pela Casa suspensa pela Justiça após pedido do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL).

A nova proposta traz mudanças em relação a uma das principais reivindicações dos servidores, a idade mínima para aposentadoria. Hoje, o funcionário público estadual se aposenta com 60 anos e a funcionária com 55. No caso dos professores, o homem se aposenta com 55 anos e a mulher com 50.

Na PEC antiga, os homens servidores em geral passariam a se aposentar com 65 anos e as mulheres com 62. A proposta anterior do governo ainda elevaria a idade mínima de contribuição dos professores: de 60 anos para homens e 57 anos para mulher.

Na nova PEC, o governo diminuiu em um ano a previsão da idade mínima, para todos os servidores. Com isso, o funcionário público em geral, do sexo masculino, se aposentaria com 64 anos, e do sexo feminino, com 61 anos. Já para os professores, a proposta reformulada prevê idade mínima de 59 anos para homens e de 56 anos para mulheres.