Ilhéus: Com dinheiro do royalty, prefeito quer obras de revitalizações da Orla Norte e da entrada do Vilela


Prefeito quer usar verba para reconstruir a orla norte. Foto aquivo Blog Agravo.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, já sabe o que vai fazer com os recursos extras que entraram no final de 2019, originados da transferência do Governo Federal, provenientes do pagamento de royalty e de ICMS por parte do Governo do Estado.

A prefeitura de Ilhéus, pela primeira vez, virou o ano com saldo positivo, com recursos na ordem de mais de R$ 8 milhões de reais.

Orla Norte

Orla norte vista de cima. Imagem vídeo Play.

Os recursos serão aplicados na reconstrução da Orla Norte, que fica entre os bairros São Miguel e São Domingos e na entrada da cidade pela BA 001, rodovia Ilhéus- Itacaré.

Com uma das vistas mais bonitas do extenso litoral ilheense, a orla norte vem ficando há muito tempo fora do mapa do poder público, aumentando problemas, a exemplo da iluminação pública, invasões e cabanas de praia fantasmas, que sofrem com ação de vandalismo.

Recentemente, parte da orla Norte foi beneficiada com enrocamento, em parceria entre os governos estadual e municipal, que disponibilizaram as rochas vindas da obra da nova ponte Ilhéus- Pontal.

O Blog Agravo entrou em contato com o prefeito Mário Alexandre, que confirmou a informação da realização das obras.

“Vamos intervir na Orla Norte, naquela ruína que ninguém nunca interviu. Vamos entregar uma orla totalmente renovada”, explicou o prefeito.

Entrada do Bairro Teotônio Vilela

Segundo o prefeito, a obra na entrada do bairro Teotônio Vilela vai abranger ciclovia, nova iluminação, passeios, além do paisagismo.

“Outras obras serão feitas nos altos de Ilhéus, como a construção de escadarias”, salientou Marão.

Canal do Malhado

Questionado sobre as obras do canal do Malhado, o prefeito informou que a primeira etapa da obra no canal, será executada a partir de março deste ano.

Em setembro, foi feito levantamento topográfico da área do canal, considerando curvas, níveis e interferências, que deu origem ao projeto da obra e consequentemente, a licitação para contratação da empresa.