Ilhéus: Iniciada seleção para contratação de professores da rede municipal de ensino


Foto divulgação Secom-Ilhéus.

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) do Município de Ilhéus, iniciou nesta terça-feira (7) a seleção simplificada para a admissão de professores substitutos, mediante contratação temporária na rede municipal de ensino. Até sexta-feira (10), as inscrições para a seleção acontecem das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, Centro da cidade.

Serão preenchidas 152 vagas para os cargos de docente da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II – Educação de Jovens e Adultos (EJA) 1 e 2; 16 vagas para intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), assim como para a formação de cadastro reserva nos mesmos cargos. De acordo com a Seduc, a presente seleção terá validade de um ano.

A titular da pasta da Educação do município, Eliane Oliveira, informa que a profissão de intérprete de Libras foi regulamentada por meio da Lei Municipal nº 4039/19, que criou a categoria intérprete de Libras para deficientes auditivos e surdos que usam o idioma, no quadro permanente de servidores públicos da Prefeitura de Ilhéus.

“O prefeito Mário Alexandre, atento ao processo de inclusão e fortalecimento da rede municipal de ensino, reconhece a importância da profissão. A seleção para este ano possui um diferencial, pois além de fazer a contratação para Pedagogia e áreas afins, abre vagas para 16 intérpretes, visando alcançar os alunos que estão na ponta e que necessitam do auxílio desses profissionais”, salientou a secretária.

Na opinião da candidata ao cargo, Ludmila Nery, a admissão de profissionais é parte fundamental na composição do quadro permanente, através das ações de inclusão nas escolas. “A seleção possui um papel crucial para o ensino e aprendizagem das crianças que possuem deficiência auditiva. Elas se sentem felizes com a presença de profissionais aptos a transmitir os conteúdos, e isso é educação inclusiva. O destaque dado à importância da função dentro da rede é uma vitória”, enfatizou.

A secretária de Educação ressaltou ainda a importância da valorização dos docentes, com o cumprimento do pagamento do terço de férias. “Recebemos os candidatos com afeto e respeito. O Município pagou o benefício do terço de férias tanto para os efetivos quanto para os contratados, trabalhadores que possuem os mesmos valores dentro da esfera do serviço público”.

“Os pagamentos do décimo e do terço de férias foram pontuais, o que mostra respeito pela categoria. O processo seletivo é de suma importância e a cada ano reclassifica pessoas com melhores qualidades para a formação do nosso alunado. A gestão municipal está de parabéns pelo cuidado e valorização dos profissionais da Educação”, destacou o professor de Filosofia, Nildemar Andrade.

A seleção dos docentes para provimento de vagas nas modalidades Educação Infantil e Ensino fundamental I e II – EJA 1 e 2 se dará por análise de currículo, mediante a avaliação de títulos, de caráter classificatório. Para intérprete de Libras, a avaliação se dará por análise de currículo, mediante a avaliação de títulos, de caráter classificatório e pelo desempenho em entrevista. Eliane informou ainda que até o presente momento a seleção já contabiliza 1.700 inscritos.