Coluna Bate Pronto – Bastidores da Política


Tentativa de reaproximação

Clima entre Bebeto e Marão azedou.

Apesar das fortes críticas do ex- deputado federal e suplente de senador, Bebeto Galvão (PSB), ao governo do prefeito Mário Alexandre (PSD), existe nos bastidores uma articulação para reaproximar as duas partes.

As últimas críticas de Bebeto foram consideradas bem acima do tom do aceitado, e há quem defenda dentro do governo o fechamento de portas para outros diálogos. Já na outra parte, o PSB, as críticas ao governo devem aumentar.

Como pode se ver, a articulação de reaproximação dos dois não é uma tarefa fácil.

Mas na política tudo é possível!

No tranco, o PT tenta alavancar candidatura própria

Nilton Cruz discursa ao lado de Everaldo Anunciação, durante a posse do novo presidente do PT – Ilhéus, Ednei Mendonça.

O PT de Ilhéus vem trabalhando arduamente a imagem do empresário Nilton Cruz, pré – candidato a prefeito do partido. Mas o nome não é unanimidade entre os filiados, principalmente os históricos, que criticam que um empresário seja candidato por um partido considerado dos “trabalhadores”.

O certo é que o PT fez uma agenda positiva para Nilton Cruz, e cola o empresário em nomes petistas que gozam de popularidade entre os ilheenses e trabalhadores. A ação vem dando certo. O nome do empresário já aparece em pesquisas de consumo interno, com pouco, mas animador para a cúpula petista.

Junior Reis no DEM

Membros do DEM Ilhéus, Rodrigo Tavares e Diran Filho, presidente nacional do DEM, ACM Neto, Empresário Valderico Junior, e deputado Pedro Tavares.

A ida de Junior Reis para o DEM mexeu com o tabuleiro político ilheense, e deixou a base aliada do governador Rui Costa em polvorosa. Com dois candidatos considerados fortes e dois medianos, a base de Rui vai ter que convergir.

Vai interferir?

Será que Marão terá o apoio explicito de Rui Costa ?

Mas há uma pequena chance do governador interferir na articulação da sua base em Ilhéus. Se o candidato Valderico Reis Junior, representante do Carlismo, conseguir se manter bem nas pesquisas, a base de Rui terá que agregar forças na tentativa de não perder Ilhéus para ACM Neto.

Renovação!

Câmara de Ilhéus.

Há uma grande expectativa que pode haver grande renovação no Legislativo ilheense. Com a subida de 19 para 21 cadeiras, é esperada uma renovação entre 60 e 70%.

Na última década, o legislativo ilheense passou por grande escândalos, a exemplo da Cinquentinha, Mensalinho, e havia a mesma perspectiva de mudança. Mas o que ocorreu foi a queda na qualidade dos parlamentares.

Bola Fora

Não se consegue entender como o governo consegue sujar a imagem no intervalo tão curto de tempo, depois do trabalho árduo de reconstrução. Na última semana, o executivo encaminhou um projeto pedindo até 100 % de isenção para as empresas de ônibus, que gerou um desgaste gigantesco, principalmente nas redes sociais.

Talvez o articulador do projeto pensou que não haveria publicidade ao fato, devido ao recesso parlamentar. Errou !

Pediu desculpa

Durante o evento do prefeito Mário com os servidores na última semana, o discurso do vereador Gil Gomes (PV) chamou atenção dos participantes. O parlamentar pediu desculpas pelo discurso de oposição e afirmou que vai seguir forte no apoio à reeleição de Mário.

Devido ao discurso de oposição, Gil foi convidado a se retirar do PV pelo presidente José Victor Pessoa, e seu caminho deve ser outro partido da base.

Nazal continua na Rede

José Nazal -Vice prefeito de Ilhéus. Foto de Clodoaldo Ribeiro.

O vice – prefeito de Ilhéus, José Nazal, que é pré-candidato a prefeito, vai continuar sua caminhada política pela REDE. Nazal estava sendo especulado no PSOL, mas descartou essa hipótese.

Entre apoiadores de Nazal, uma leitura que o vice-prefeito precisa intensificar seus passos em sua pré-campanha.

A pedra no sapato de Junior Reis!

Prof. Ms. Reinaldo Soares.

O Professor Reinaldo Soares, pré- candidato a prefeito e presidente do PTB- Ilhéus, tem tudo para ser um problema para o crescimento do também prefeiturável Júnior Reis, no espaço de leitores que não votam no PT e seus aliados.

Reinaldo vem fortalecendo sua candidatura com filiações importantes ao partido e é considerado um candidato de centro – direita.

Nova Frente fria?

Até agora o PTB não aderiu ao novo grupo, taxado como Frente Fria, que tem MDB, Patriota e DEM. Todos os partidos lançaram pré-candidatura e quem estiver melhor recebe o apoio dos demais. Mas já vimos essa história em um passado não tão distante.

MDB tem Jorge Viana, Uaquim, e o Patriota o advogado Fred Geddeon III. Quem será o vice do DEM? Essa é a pergunta nos bastidores da política ilheense.