Mário Alexandre: austeridade e transparência foram combustíveis para governar Ilhéus


O prefeito Mário Alexandre reuniu servidores do município para fazer um balanço dos quase três anos de sua gestão.

Às vésperas de encerrar o ano, o prefeito Mário Alexandre reuniu servidores do município para fazer um balanço dos quase três anos de sua gestão e, particularmente, sobre 2019. Para o gestor, o momento atual tem um significado simbólico porque atesta a recuperação da cidade. O círculo virtuoso vivido resulta de uma gestão pautada na responsabilidade fiscal e disse que medidas de austeridade e transparência foram combustíveis para governar a cidade.

As medidas propostas por seu modelo de gestão foram fundamentais para reequilibrar as contas do governo. O prefeito lembrou que logo ao assumir a Administração Municipal, descobriu que havia um descompasso entre despesas e receitas. As despesas de pessoal atingiam o valor acima do limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Medidas essenciais ao ajuste fiscal precisaram ser adotadas paralelo à contenção de gastos”.

Eficiência na gestão – O destaque de sua administração foi o investimento no social, com recursos para a Saúde e para a Educação, além de projetos na área da Infraestrutura. “Precisávamos adotar medidas que aumentassem a receita, sem elevar a carga tributária, que resultou na distribuição dos recursos. Investimos na eficiência da gestão para otimizar a aplicação dos recursos nos serviços essenciais à população”, pontuou o gestor.

No exercício de prefeito, Mário disse no começo que iria priorizar duas áreas. “Uma era a Educação e nós conseguimos dar um salto extraordinário, com vinte mil alunos matriculados. Recuperamos onze escolas e mais uma, a de Piaçaveira, no distrito do Japu. A escola do amor, que por mais de vinte e cinco anos, era considerada a escola da vergonha. E na área da Saúde, conseguimos reconstruir, reformar e equipar doze postos e um Pronto Atendimento”.

O governante previu um 2019 difícil, mas garantiu uma Prefeitura mais preparada. Contou que a principal marca foi a recuperação da cidade, e assegurou que Ilhéus voltaria a ser respeitada, uma referência estadual. “Meu primeiro dever era colocar ordem na casa, sanear as finanças do município e devolver o respeito e a dignidade tiradas da população. Depois, faríamos um grande projeto de obras e investimentos em serviços públicos, e isso aconteceu”.

Em menos de três anos de gestão, o Município saltou de 16% para 52% da cobertura da atenção básica, um avanço significativo. Somente no PA da Conquista, são 4.400 atendimentos mensais. O prefeito atribui tal feito à parceria com o Governo do Estado. Ressaltou ainda que foi necessário realizar seleção e contratar profissionais, a fim de reorganizar os setores, tornando-os funcional, o que reflete na oferta dos serviços e na diminuição das filas.

Na rede de urgência e emergência, o município renovou sua frota de ambulâncias, e soma um total de oito viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192). As unidades foram adquiridas através de recursos repassados ao município por meio de emendas parlamentares e recursos do Ministério da Saúde. Entre janeiro e novembro de 2019, o órgão realizou 13.406 atendimentos no município e região.

Ressaltou a chegada do Hospital Regional Costa do Cacau, que atende as demandas da região cacaueira em urgência e emergência. O Hospital Materno Infantil é outra grande obra iniciada na cidade. O antigo Regional será transformado numa unidade municipal de alta complexidade. Mário alegou que existiam carências na oferta dos serviços de saúde, solicitação antiga da população, mas que agora, em seu governo, foram atendidas.

De forma contundente, Mário destacou os investimentos aplicados e os que estão em curso na cidade, com a modernização de 29 mil pontos de luz na cidade. O Asfalto Legal já contemplou 27 localidades espalhadas nas zonas urbana de Ilhéus e prevê a conclusão de obras em 27 outras localidades. O pacote de serviços impulsiona a transformação na mobilidade urbana e o que era problema na cidade foi transformado em solução.

Envolvido por sua persistência e obstinação em trabalhar pelo desenvolvimento do município, Mário fez destaques para a manutenção dos espaços públicos, ação contínua com requalificação de praças, jardins, trevos, canteiros, escadarias e o Mirante da Conquista, onde havia um antigo lixão. O local ganhou obras de contenção e uma praça de convivência. Ao todo, o governo já eliminou, até agora, um total de 23 lixeiras viciadas.

A primeira – Prestes a ser inaugurada, a primeira ponte estaiada da Bahia, virou o novo cartão-postal de Ilhéus, com investimentos superiores a R$95 milhões do Governo do Estado. A obra faz parte do plano de mobilidade urbana idealizado pelo Município, que tem atuação no empreendimento. A ponte, que ligará à zona sul ao centro, recebe um acesso viário com cerca de 2,7 quilômetros também em execução.

“Depois de uma década sem solução, entregaremos a urbanização da Orla Sul. Tiramos do papel esse equipamento essencial. Drenagem, pavimentação, construção de passeios, iluminação, ciclovia e paisagismo. Firmamos com o governador Rui Costa a duplicação da via na segunda etapa. Com a entrega da nova ponte, a artéria será duplicada para desafogar o tráfego na rodovia”, destacou.

As obras da Vila Gastronômica do Banco da Vitória já começaram com os serviços de urbanização, calçamento e estacionamentos. Depois, o projeto receberá arborização, paisagismo, iluminação especial com pórticos, sinalização e comunicação visual. O objetivo é garantir toda a infraestrutura para que visitantes e moradores possam usufruir dos restaurantes com segurança e conforto.

Obras não param – O Basílio recebe serviços de drenagem e pavimentação na Rua Ouro Verde e adjacências. As obras vão beneficiar o trânsito e a acessibilidade, além de melhorar o escoamento das águas pluviais e promover um melhor convívio social. O governo vai priorizar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e aumentar a sensação de segurança com o Programa “Luz para os Altos”.

Servidor respeitado – Na visão de Mário, o servidor é o maior patrimônio do Município. Salários reajustados, pagamento da folha em dia, benefícios e respeito asseguram direitos, fato não constatado em gestões passadas. Relembrou que em menos de três anos, o ticket alimentação apresentou um aumento de 125%, criou o auxílio proteção para os servidores que trabalham em ambiente insalubre, fardamento e aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Em dezembro, a Prefeitura iniciou o credenciamento de motoristas de aplicativos. De acordo com o projeto que virou lei, Ilhéus é a primeira cidade da Bahia a regulamentar os aplicativos de transporte, iniciativa que vai tirar da clandestinidade mais um grupo de profissionais. Um mês antes, Mário Alexandre sancionou a lei nº 4049/19, que institui e regulamenta o serviço de mototaxistas na cidade. A conquista foi compartilhada com o sindicato da categoria.

Um decreto determinou que as empresas concessionárias dos serviços de transporte coletivo, recuperassem 10 pontos de ônibus. Com o cumprimento, o município imprimiu um novo padrão de mobilidade, garantiu a acessibilidade e promoveu maior segurança aos usuários, a exemplo do Paredão São José. Iniciadas as obras na Praça Coronel Pessoa que também receberá uma parada de ônibus com faixa exclusiva.

Encerrou com uma mensagem de otimismo assegurando que Ilhéus voltou à cena nacional. “Ela renasce em um novo ciclo de desenvolvimento social e econômico, que ainda vai causar muitas outras transformações. Temos pela frente desafios e a esperança de um futuro melhor. Temos o sonho de ver a duplicação da BR-415, a Fiol e o Porto Sul operarem e trazerem empregos para Ilhéus e região. Se nosso povo tem orgulho no peito, responderemos com muito trabalho nas ruas”.