Carro fumacê circula em Ilhéus a partir desta sexta-feira (27)


A Prefeitura de Ilhéus intensifica a partir desta sexta-feira (27), ação de combate ao Aedes aegypti, principal vetor de transmissão da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. A pulverização inseticida, mais conhecida como fumacê, percorrerá todos os bairros da cidade de segunda a sexta-feira, das 17 às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 5 às 8h.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) solicita que os moradores abram portas e janelas das residências durante a passagem do carro. A iniciativa vai priorizar as localidades com altos índices de proliferação, começando pelos bairros Malhado, Hernani Sá, Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória, Teotônio Vilela e Salobrinho.

Recomendações – Roberto Reis, coordenador de Campo de Endemias, informa que durante a passagem do fumacê, os moradores devem tampar os recipientes que contêm água e alimentos, cobrir aquários e gaiolas e abrir janelas e portas. A ação só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto. A passagem não diminui a necessidade da eliminação dos potenciais focos do mosquito.

A aplicação de inseticida é preconizada pelo Ministério da Saúde e visa controlar os surtos ou epidemias das arboviroses. O órgão recomenda o índice de infestação abaixo de 1%. Contudo, conforme o coordenador do setor, Ilhéus apresenta um índice de 7,8%, o que deixa o município em estado de alerta para o surto de dengue.