Sindicato acusa a empresa CTA de falta condições de trabalho e paralisa coleta de lixo em Ilhéus


Foto divulgação.

Trabalhadores da limpeza pública de Ilhéus paralisaram as atividades nesta segunda-feira (16). Por causa disso, não houve coleta de lixo.

De acordo com a coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio e Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas do sul e extremo sul da Bahia (Sindilimp), a paralisação é um protesto por melhorias de condições de trabalho da categoria, que é terceirizada.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Serviços Urbanos do Município de Ilhéus informa, inicialmente, que mantém em dia o pagamento dos serviços de coleta de resíduos sólidos na cidade, realizados pela empresa CTA.

O Sindilimp informou que faltam itens como papel higiênico, copo descartável e protetor solar. Cerca de 80 funcionários aderiram à paralisação e estão na sede da empresa, que fica na rodovia Ilhéus/Uruçuça perto da Joanes.

Por meio de nota de esclarecimento, a prefeitura informou irá notificar a CTA, e rever as condições contratuais entre as partes, a fim de que os serviços sejam retomados sem prejuízos à população, e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos, e garante que está trabalhando para que todas as questões sejam sanadas de forma legal, ou seja, dentro do que prescreve a legislação, para que o serviço à população continue sendo prestado com qualidade e o Governo Municipal siga realizando seu trabalho de maneira transparente.