Chegada do verão em Ilhéus reforça atendimentos no PA da Zona Sul


Imagem divulgação.

O Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul funciona 24 horas prestando serviço de urgência e emergência à população local e visitante. A unidade, localizada à Avenida Tancredo Neves, no trecho entre Ilhéus e Olivença, integra a Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Conforme Milena Trindade Basile, enfermeira e coordenadora do PA, oito médicos e sete enfermeiros são responsáveis por cerca de 2.500 atendimentos clínicos mensais durante a alta temporada. Segundo ela, nos casos de alta complexidade, o paciente é encaminhado para o hospital de referência.

O Pronto Atendimento da Zona Sul dispõe de ambulância 24 horas e contribui para desafogar o serviço prestado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h) da Conquista, que supre as regiões da zona central, norte e oeste da cidade, além de realizar eletrocardiograma e exames laboratoriais para diagnóstico de pacientes em observação.

Possui salas para realização de pequenos procedimentos e atende adultos e adolescentes, a partir dos 14 anos de idade, em caráter de urgência e emergência clínica. Desde de 2017 vem se consolidando no atendimento à saúde, permitindo um alívio no congestionamento registrado nos pronto-atendimentos dos hospitais da cidade.