Abono Natalino do Bolsa Família começa a ser pago nesta terça-feira (10)


Começa nesta terça-feira (10) e vai até o dia 23 de dezembro, o pagamento do Abono Natalino para às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). Os pagamentos serão realizados de acordo com o calendário de pagamento do programa, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) do responsável da família.

O abono e o pagamento adicional são destinados às famílias, e será pago neste mês de dezembro de 2019, conforme anunciou o Governo Federal. O benefício terá o mesmo valor da parcela que a família beneficiária tem direito, ou seja, o valor de dezembro será dobrado, com validade de 90 dias, a contar da data inicial de disponibilização.

A criação do abono natalino surgiu da necessidade de transferir mais recursos às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, proporcionando assim um maior poder de compra nesta época do ano. O pagamento do benefício terá alcance nacional e injetará, em todo o Brasil, cerca de R$2,5 bilhões na economia.

Como vai funcionar – Todas as famílias inseridas na folha de pagamentos do mês de dezembro de 2019, receberão o Abono Natalino. Entretanto, beneficiários com benefícios do Programa Bolsa Família bloqueados, suspensos ou cancelados no mês de dezembro de 2019, não terão direito ao Abono Natalino.

O Abono Natalino será pago juntamente com o benefício do PBF. Por isso, ele poderá ser sacado com o Cartão Bolsa Família, Cartão Cidadão ou guia de pagamento, caso a família não possua cartão. O saque poderá ser realizado nas lotéricas, CAIXA AQUI, caixas eletrônicos ou agências da CAIXA.