Peixes aparecem mortos no rio Cachoeira em Itabuna


Peixes mortos no Cachoeira. Foto reprodução TV Santa Cruz.

Centenas de peixes apareceram mortas na manhã desta sexta-feira (29), no rio Cachoeira, que cruza a cidade de Itabuna, no sul da Bahia.

A prefeitura da cidade informou que técnicos da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) foram enviados para fazer a coleta de água, que será analisada. O resultado do laudo está previsto para sair no sábado (30) e deve apontar a causa da morte dos peixes.

O diretor técnico da Emasa, João Bittencourt, contou que é possível que os animais tenham sido contaminados e os órgãos responsáveis já foram acionados.

“Já comunicamos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que está acionando o Inema para fazer um monitoramento, e, de contrapartida, já vimos que é uma situação de urgência. Solicitamos a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), que vai estar dando uma descarga na barragem de Itapé para aumentar o gradiente de velocidade e ter uma troca dessa água, minimizando o impacto aqui gerado”, disse o diretor técnico da Emasa.

“[O que causou a contaminação foi] possivelmente uma fonte derivada de petróleo, entre outros. Porém, as análises que vão confirmar o que foi que aconteceu de fato. Temos preocupação de pedir aos órgãos para continuar acompanhando o que foi que aconteceu nessa situação”, completou.

Informações do G1 – TV Santa Cruz.