Ilhéus: idoso em situação de rua retorna ao convívio familiar


Bolão (à direita) ao lado da família, e de José Carlos, representante da SDS de Ilhéus.

Depois de milhares de tentativas realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), José dos Santos, conhecido popularmente como “Bolão”, aceitou se despedir das ruas esta semana e retornar ao convívio familiar. A equipe de abordagem da secretaria realizou os trâmites legais para levar o homem à sua cidade de origem, Uruçuca, que fica a 41 quilômetros de Ilhéus.

“Voltamos para realizar mais uma abordagem, e dessa vez, aceitou voltar para casa. Ficamos felizes por ele resolver abandonar as ruas, sinal de que nossas tentativas semanais deram certo. De acordo com as diretrizes do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, não podemos levar a força uma pessoa nesta circunstância, ela precisa querer sair das ruas”, salientou Gustavo Pestana, coordenador do Serviço de Abordagem da SDS.

A equipe da SDS organizou toda a documentação. Para isso, foi preciso uma verdadeira maratona e muitos dias de atenção para conseguir a Certidão de Nascimento, o Registro de Identidade e o Cartão do SUS. Além disso, foi resgatado o benefício de aposentaria por invalidez, do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, além de cadastrá-lo no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Uruçuca.

“Não podemos desistir”, orientou Rubenilton Silva, titular da SDS. “O trabalho feito com uma pessoa em situação de rua baseia-se na insistência, acompanhamento e muito diálogo. Nossa equipe realiza atividades de abordagem diariamente nas ruas de Ilhéus, tentando resgatar essas pessoas destes espaços e devolvê-las para o convívio social e familiar. Trabalhamos de acordo com as diretrizes do SUAS”, completou Rubenilton.

A pedido do Governo Municipal, nosso amigo José dos Santos, o Bolão, já está referenciado no CRAS de Uruçuca, onde terá acompanhamento psicossocial, incentivo e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitário. De acordo com a SDS, ele será incluído nos programas sociais e nos demais serviços ofertados a este público. Ainda assim, o ex-morador das ruas de Ilhéus também será acompanhando pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.