UESC vai distribuir mudas de árvores


Foto divulgação.

O Projeto de Extensão “Nossas Árvores”, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, (UESC) estará distribuindo gratuitamente, cerca de 2.200 mudas, sendo 2.000 de espécies nativas como: Pau-brasil, Sibipiruna, Biriba, Imbiruçu, Sapucaia, Amescla, Oiti etc. e 200 de introduzidas (Palmeira, Goiabeira Ipê-amarelo).

O Projeto visa beneficiar assentados, comunidades indígenas e agricultores em geral, com o objetivo de estimular a comercialização de sementes e de mudas, visando agregar mais uma fonte de renda às suas propriedades agrícolas, sem provocar danos ao meio ambiente, sobretudo para serem plantadas nas nascentes de córregos e rios.

As pessoas interessadas deverão solicitar as mudas diretamente ao professor Luiz Alberto Mattos Silva, coordenador do Projeto, através do e-mail [email protected], informando nome, nome da propriedade rural ou instituição, localização da propriedade, finalidade das mudas e a quantidade de mudas pretendida.

Através do seu Projeto de Extensão “Nossas Árvores”, a UESC, há 12 anos vêm oferecendo cursos sobre Técnicas de Coletas de Sementes em Árvores Nativas do Sul da Bahia, Marcação de Matrizes Arbóreas e Produção de Mudas. Em algumas ocasiões estes treinamentos foram oferecidos também aos estudantes de cursos técnicos e superiores de instituições que oferecem formações profissionais através dos cursos de agropecuária, agroecologia, agronomia, biologia, entre outros, com a finalidade de socializar o conhecimento e, obviamente estender os ensinamentos e oportunizar outras comunidades mais distantes e carentes.

Outra ação contínua do Projeto de Extensão é a distribuição de mudas de espécies arbóreas nativas da região, formadas no viveiro do Campus da UESC, para poder colaborar com as iniciativas referentes à recuperação de nascentes, bem como a recuperação e enriquecimento de pequenas áreas degradadas.