Pesquisa sobre mobilidade trará soluções para o transporte público de Ilhéus


Foto divulgação Prefeitura de Ilhéus.

A pesquisa Origem-Destino realizada pela Comap Consultoria, empresa que presta serviço para o Governo do Estado, é responsável por levantar dados sobre os hábitos de mobilidade urbana da população das cidades de Ilhéus e Itabuna. Em parceria com a Prefeitura, por meio da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), o levantamento possibilitará traçar um plano de mobilidade para a implantação do sistema de integração de transporte público eficiente.

Conforme Dilmar Copque, representante do Governo do Estado, estão em aplicação dois mil questionários no município, além de postos fixos para a pesquisa feita com motoristas e passageiros de automóveis, motocicletas, ônibus e caminhões. Mas o que a população ganha? Copque ressalta que a pesquisa não é apenas quantitativa, ela também propõe soluções para a mobilidade urbana da localidade analisada.

Conhecendo os pesquisadores – Madson Almeida, supervisor da empresa, informa mais uma vez à população que mais de 30 pesquisadores estão em campo. Todos os profissionais trabalham devidamente uniformizados, com boné branco, jaleco amarelo que identifica a pesquisa e crachá com dados do pesquisador, da Comap e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), órgão responsável pela pesquisa.

FakeNews – Os responsáveis pela pesquisa esclarecem, contudo, que os profissionais estão esbarrando em obstáculos. Circula nas redes sociais notícias inverídicas sobre o trabalho desenvolvido nos domicílios. “Mais precisamente no último dia 11 foi veiculada uma fakenews afirmando que os pesquisadores colhem dados para obter vantagem ilícita. A pesquisa de mobilidade é realizada por um órgão sério”, relata Almeida.

O supervisor da Comap destaca o papel importante dos moradores e usuários do transporte público do município. “Esperamos que os munícipes recebam bem os agentes e em caso de dúvidas entrem em contato com os números disponibilizados nos crachás, informando os dados do pesquisador para confirmar se de fato ele está autorizado pela Comap e pelo Governo do Estado para desempenhar a função”.

Copque finaliza reiterando que a uniformização é o padrão visual estabelecido para que a população possa identificar os pesquisadores. “O Governo do Estado envia uma carta timbrada com senha para o domicílio onde será realizada a pesquisa. O entrevistador localiza o imóvel, apresentando a mesma senha do residente. O trabalho não consiste na abordagem aleatória. Os cadastros são pré-definidos”.

Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato através do número (73) 99938-0094 (Mobilidade Urbana) ou (71) 3115- 2214 (Seinfra).