Usuário poderá escolher se quer ser adicionado em grupo de WhatsApp


Os grupos de WhatsApp são uma ferramenta para a comunicação rápida entre familiares, amigos e colegas de trabalho, mas se tornaram uma fonte de spam e campanhas de desinformação. Não raramente, os usuários são incluídos em grupos desconhecidos, que não requisitaram acesso, e passam a receber propagandas ou conversas desinteressantes. Para evitar esse inconveniente, a plataforma lançou nesta quarta-feira novas configurações de privacidade.

As mudanças oferecem controle aos usuários sobre quem pode incluí-los em grupos. Para acessar a nova função, basta entrar em Configurações > Conta > Privacidade > Grupos. São três opções disponíveis: “Todos”, “Meus contatos” e “Meus contatos, exceto”.

Em “Todos”, o usuário pode ser incluído em um grupo por qualquer pessoa, mesmo desconhecida. É a forma como o WhatsApp funcionava até hoje. Em “Meus contatos”, apenas pessoas na agenda do telefone podem fazer a inclusão automática em grupos. Em “Meus contatos, exceto”, é possível selecionar quem pode ou não fazer a inclusão.

Para grupos que não se enquadrem na configuração escolhida, o usuário não é adicionado automaticamente, mas pode receber um convite via mensagem individual do administrador, que terá validade de três dias para ser aceito ou rejeitado.

“Com esses novos recursos, os usuários terão mais controle sobre as mensagens em grupo que receberem”, diz a companhia, em seu blog. “Alguns usuários já visualizarão essas novas configurações de privacidade a partir de hoje e elas estarão disponíveis nos próximos dias para todos os usuários que usam a última versão do WhatsApp“.