Cerveja Corona mobiliza funcionários e retira mais de meia tonelada de óleo em praia de Ilhéus


Fotos: Gustavo Dantas (Divulgação Ambev).

A cerveja Corona, junto à Parley for the Oceans, tem promovido a mais desafiadora série de limpezas de praia no Brasil até o momento: retirar petróleo de praias nordestinas afetadas pelo vazamento do material na costa brasileira. A marca já havia mobilizado funcionários de Aracaju (SE) e Recife (PE), na última sexta (25), quando foram recolhidos cerca de 300 kg de óleo nas duas cidades, simultaneamente. Desta vez, a ação aconteceu na Praia do Ramo, na Ponta da Tulha (Ilhéus), onde foi retirado cerca de 600 kg de óleo.

O tenente do Corpo de Bombeiros Matheus Magno, que orientou os  voluntários, elogiou a iniciativa da Corona. “Desde que as manchas apareceram aqui na Praia do Ramo (dia 25 de outubro), todo o poder público está envolvido: Corpo de Bombeiros, ICMBio, Marinha e Prefeitura, mas se não tiver a participação de voluntários, o serviço fica mais difícil. Quero, em nome da corporação, agradecer a todos os envolvidos na ação de hoje”, disse o tenente Magno.

As praias que recebem o mutirão são definidas pelo IBAMA e a escolha depende de fatores como as de situação mais sensível e as condições da maré. Após a ação desta sexta, todos os EPI´s e equipamentos, como botas, pás e sacos especiais para recolhimento deste tipo de dejetos, foram doados para a prefeitura de Ilhéus, que segue com a limpeza nos próximos dias.

“Quando iniciamos Corona x Parley no Brasil, tínhamos o compromisso de ajudar a combater o descarte de plástico em nossos oceanos e paraísos locais. Agora, diante desse desastre ambiental que atinge nossas praias, vimos que precisávamos nos movimentar ainda mais. Mais do que engajarmos nossos times para ajudar na limpeza, queremos espalhar esta mensagem, para que todos possam se inspirar e se juntar à causa”, afirma Bruna Buás, diretora de marketing de Corona.

Corona x Parley, em parceria com o IBAMA, aproveitam para relembrar a importância de que a população não faça a limpeza do óleo sem apoio técnico, pois os materiais expostos podem apresentar risco à saúde. Veja algumas dicas caso você encontre o óleo em uma praia:

1. A indicação inicial é evitar ir às praias afetadas. Nadar e praticar esportes aquáticos nos locais com o resíduo também não é recomendado.

2. Evite contato direto com o produto. Não recolha o material poluente sem equipamentos de proteção. O recolhimento deve atender alguns protocolos orientados pelos órgãos de proteção ambiental.

3. Em caso de reação alérgica ao toque ou ingestão do óleo, o ideal é procurar o atendimento médico imediatamente.

4. Se encontrar algum animal ferido ou em contato com o com óleo, não recolha o animal, ligue para Polícia Ambiental (190).

Sobre Corona x Parley

O projeto global Corona x Parley foi lançado em 2017 e já promoveu mais de 500 ações de limpeza de praia, com 25.808 voluntários em 15 países. No Brasil, acontece desde fevereiro de 2019 e promoverá mais de 20 limpezas de praias e ativações de conscientização e engajamento em diversos paraísos naturais do país. Para saber mais sobre o projeto e saber como fazer parte, acesse www.protectparadise.com .