Município de Ilhéus decreta situação de emergência em áreas atingidas por manchas de óleo


O Município declarou situação de emergência, por meio do decreto nº 099, de 25 de outubro de 2019, nas áreas afetadas pelo derramamento do resíduo. Ilhéus e mais 14 cidades estão incluídas no decreto estadual, assinado pelo governador da Bahia em exercício, João Leão, na terça-feira (29). A situação de emergência possibilita a liberação de recursos pelo Governo Federal para custear as operações realizadas nas praias, em decorrência das manchas de óleo que atingiram a costa da região Nordeste há mais de 50 dias.

Bamin entrega EPI’s

Situação de emergência. Município recebe ajuda de empresas para contenção de vazamento. Clodoaldo Ribeiro-Secom 1

Na manhã desta quinta-feira (31), na sede da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), representantes da Bahia Mineração (Bamin) entregou ao Comitê, mais um carregamento de Equipamento de Proteção Individual (EPI’s). O material ajudará centenas de voluntários a limparem as praias do município. O prefeito Mário Alexandre agradeceu considerando um ato de extrema importância frente a situação vivida nos últimos dias.

O momento contou com a participação da Marinha, Polícia Militar da Bahia, secretários, vereadores e representantes de movimentos abientais da cidade. Encontrou manchas de óleo na praia? Informe ao Corpo de Bombeiros Minlitar ou à Delegacia da Capitania dos Portos de Ilhéus. É recomendado que a população evite as áreas afetadas e não toque ou remova os resíduos sem a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).