Infestação de muriçocas deixa moradores sem dormir no bairro do Malhado


Infestação fica mais acentuada em locais em que o esgoto fica a céu aberto.

A infestação de muriçocas está complicando a vida de moradores do bairro do Malhado, zona norte de Ilhéus. Basta escurecer, para os mosquitos tomarem conta das ruas e casas.

Em contato com a redação do Blog Agravo, moradores das ruas próximas ao canal do Malhado, relatam que estão sendo obrigados a fecharem as casas às 15 horas, para tentar amenizar a entrada as muriçocas nas residências.

A infestação dos mosquitos na nessa região é um problema antigo e mais acentuado em locais em que o esgoto fica a céu aberto.

Uma moradora das proximidades da Colônia de Pescadores Z34, conversou com o Blog Agravo e afirmou que já entrou em contato várias vezes com a Prefeitura de Ilhéus, e até agora nenhuma providência foi tomada. “ Já fizemos quatro abaixo-assinados”, informa Alexandra Oliveira.

Além dos moradores, muitos comerciantes também relatam que a situação é preocupante.

O Blog Agravo conversou com o secretário de Saúde, Geraldo Magela, que afirmou que o problema é de ordem das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Entramos em contato com o secretário de Serviços Urbanos, Hermano Fahning, que informou que todas as forças da pasta estão concentradas na limpeza nas praias para retirada do óleo que atinge o Nordeste em grande escala.

Segundo informações colhidas pelo Blog Agravo, a situação já era de conhecimento do Governo Municipal, que estuda decretar estado de emergência na Saúde, para que possa empregar recursos da saúde no combate do mosquito e limpeza do canal do Malhado.