Feira cidadã atinge marca de 20 mil atendimentos em Ilhéus


Entre os dias 24 e 27 de outubro Ilhéus recebeu a maior feira de saúde e cidadania do interior de estado, com atendimentos em várias especialidades médicas, serviços de odontologia, além de castração de cães e gatos e emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade. De acordo com os organizadores, 20 mil pessoas foram atendidas nos stands montados no Centro de Convenções. A iniciativa é viabilizada pela Prefeitura e pelo Governo do Estado e conta com o apoio das Voluntárias Sociais da Bahia.

O prefeito Mário Alexandre reafirmou o compromisso assumido em atender as pessoas mais carentes do município. “Não conseguiríamos realizar uma ação tão importante não fosse com o apoio do Governo do Estado. Encerramos a Feira com o sentimento de dever cumprido e gratidão às equipes de saúde envolvidas. Agradecer também em especial às Voluntárias Sociais, na pessoa da primeira-dama, Aline Peixoto. Essa parceria é construtiva e quem ganha é a população. Meu agradecimento em nome não apenas de Ilhéus, mas da região”.

Satisfação da Ivanelza Mendes, moradora do Teotônio Vilela. “O atendimento foi ótimo, tudo organizado. Passei pelo oftalmologista, pelo dentista e vou tentar fazer mamografia também. Toda a equipe está de parabéns pela estrutura, pelos equipamentos e especialmente pelo atendimento”, contou. Já a Simone Silva aproveitou o final de semana para colocar a saúde em dia. “Eu fiz a transvaginal, preventivo e passei pelo dentista. Gostei muito. Aproveitei o dia para me cuidar, porque às vezes falta tempo”, comentou.

“Agradecemos ao prefeito Mário Alexandre por ter abraçado nossa ideia e trazido à cidade de Ilhéus a maior feira do interior da Bahia. É um marco para a cidade e o prefeito faz a diferença, prestando atendimento com a oferta de diversos serviços à comunidade”, enfatizou Edvaldo Gomes, coordenador da Feira Cidadã. Ele lembra que o atendimento odontológico segue até a próxima sexta-feira (1º), no mesmo local.

O Odontomóvel realizou tratamento periodontal; tratamento cirúrgico; endodôntico; odontopediátrico; odontogeriátrico; reabilitação protética e reabilitação estética. “A importância do projeto consiste na grande oferta de serviços. Essa oferta desafoga as filas e atende a população mais carente. Realizamos extração, limpeza, canal, além disso, disponibilizamos prótese, reabilitando o sorriso e algumas funções de mastigação, elevando a autoestima dos pacientes”, explicou Tadeu Silva Lima, cirurgião dentista.

Rastreio para cirurgia de catarata – Os pacientes atendidos na Feira Cidadã diagnosticados com a lesão ocular foram encaminhados para a cirurgia via Sistema de Regulação do Município. Os procedimentos são realizados no Hospital Regional Costa do Cacau e tiveram início no sábado (26), com término nesta segunda-feira (28). A revisão segue até a terça-feira (29). De acordo com Guilherme Marques, coordenador do serviço, serão realizadas aproximadamente 1.400 intervenções cirúrgicas.

“O usuário é submetido a uma avaliação pré-anestésica, com aferição de pressão e medição da glicemia. O procedimento é um dos mais seguros e eficazes. É operado um olho e no dia seguinte o paciente retorna para a revisão, realizada no próprio hospital. Se for necessário e mediante autorização da Secretaria de Saúde do Estado, a equipe realiza o procedimento no outro olho já no dia seguinte. Somente no sábado foram realizadas 600 cirurgias”, informou.

Marques esclarece que o procedimento dura em média 15 minutos e o paciente deve estar acompanhado. Segundo ele, o índice de complicações é mínimo, todavia, caso o paciente apresente qualquer desconforto após a cirurgia, deverá se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O acompanhamento pós-operatório é feito com a assistência da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Serviços ofertados – A população acessou gratuitamente os serviços de Mamografia, com rastreamento do câncer de mama, consultas com Clínico Geral; Pediatra; Cardiologista; Urologista; Ginecologista, com realização de exame de preventivo; Oftalmologista, com rastreio para cirurgia de catarata; Serviços de Odontologia; Imunização; Testes Rápidos; Aferição de pressão arterial e Medição de glicemia.

Foram ofertados também: Exames de Imagem (Eletrocardiograma; Ultrassonografia da mama, partes moles, vias urinárias, abdômen total e transvaginal e Raio-X do tórax); Triagem para cirurgias eletivas (hérnia inguinal, epigástrica e umbilical; mioma; histerectomia e vesícula); castração de cães e gatos e emissão da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade, por meio do SAC Móvel.