Município discute requalificação do Distrito Industrial de Ilhéus


Os industriais e empresários apresentaram uma série de demandas, com destaque para incentivos tributários, infraestrutura, malha viária, sinalização e serviços de coleta do lixo na área e no entorno do Distrito Industrial de Ilhéus.

A revitalização do Distrito Industrial de Ilhéus, localizado no Iguape, zona norte da cidade, pautou o encontro da última quinta-feira (24), no Centro Administrativo da Conquista. A reunião foi presidida pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, Jerbson Moraes, que estava acompanhado da diretora da Superintendência de Gestão Patrimonial para o Desenvolvimento Produtivo (SUDEP) do Governo do Estado, Nelly Malheiros.

Os industriais e empresários apresentaram uma série de demandas, com destaque para incentivos tributários, infraestrutura, malha viária, sinalização e serviços de coleta do lixo na área e no entorno do Distrito Industrial de Ilhéus. Os entes públicos compreenderam as exigências e foi proposta a criação de uma associação. Para Moraes é preciso um diálogo unificado para a formalização do plano de reestruturação da área, em observância ao ordenamento jurídico.

“O prefeito Mário Alexandre quer modernizar e aparelhar o Distrito Industrial, mas para isso, é necessário a manutenção de um diálogo permanente com os empresários. Dessa forma, será possível avançar em vários pontos referentes à requalificação, como infraestrutura, impostos e ocupação dos terrenos. Houve uma participação maciça dos industriais, e a secretaria se coloca à disposição para auxiliar na formatação da associação”, pontuou o titular da Semde.

No entendimento de Luiz Gugé, chefe de gabinete da Semde, a reunião foi profícua. “Ilhéus é uma região estratégica e vislumbramos como uma região de grande crescimento, por conta, em especial, do Porto Sul, Ferrovia Oeste-Leste e da nova ponte. A região é um polo de trabalho do governador Rui Costa e queremos preparar a sociedade para o desenvolvimento que vem pela frente”, destacou.

Na reunião foi sugerida a criação de uma associação para a tomada de decisões estratégicas em comum acordo com o Estado e o Município. O encontro, Júlio Melo, superintendente do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, finalizou salientando a parceira do comércio e da indústria locais, no fortalecimento do diálogo permanente com os setores produtivos da cidade.