Manchas de óleo chega a praia do Norte em Ilhéus


Foto área antiga mostra local que o Óleo foi achado no Km 7,5, antes de Juerana 1,5 Km. Foto arquivo José Nazal.

As manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste chegaram à praia de Norte, no município de Ilhéus, um dos principais destinos turístico do litoral baiano.

Local atingido na madrugada desta sexta.
Foto enviada por José Nazal.
Equipes já estão local realizando a limpeza. Foto José Nazal.

Em contato com o Blog Agravo, o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, confirmou as informações e está no local atingido. As manchas chegaram a praia onde fica localizado Sítio da família Ramos, conhecido como “Igrejinha”, no Km 7,5, antes do distrito de Juerana 1,5 Km.

Segundo informações, o Comitê Interinstitucional Comitê Interinstitucional (secretarias municipais, Marinha, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos ambientais e organizações da sociedade civil), foram acionados e estão no local para tomar as devidas providências.

Vídeo mostra retirada de óleo da praia do Norte em Ilhéus

As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram pelo menos 225 localidades em mais de 80 municípios de 9 estados desde o início de setembro – o balanço mais recente do governo é desta segunda (21). A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas. A origem do material poluente está sob investigação.

O balanço de 21 de outubro aponta que são 200 locais em 78 municípios de 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.