Ilhéus: Feira Cidadã oferta 6 mil atendimentos no primeiro dia


Prefeito Mário Alexandre acompanha o atendimento da população.

A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado trouxe o maior evento de promoção à assistência social e saúde dos últimos tempos, no intuito de ofertar à população diversos serviços. Só no primeiro dia, a Feira Cidadã ofertou aproximadamente seis mil atendimentos. A iniciativa se estende até este domingo (27). O prefeito Mário Alexandre ressaltou que a feira fortalece a parceria firmada com o Governo Estadual.

“Agradecer a parceria e credibilidade entre os governos municipal e estadual. A feira reúne equipes de saúde e visa atender mais de quinze mil pessoas, com demandas muitas vezes reprimidas de cirurgias e exames oftalmológicos. A gente fica com o sentimento de dever cumprido. Nunca se teve uma gestão tão preocupada com a saúde do cidadão, fortalecendo as ações prevenção”, destacou.

O gestor lembrou ainda que Ilhéus fez a aquisição de 15 novas ambulâncias e disse que duas dessas ambulâncias resultaram da emenda da ex-deputada estadual, Ângela Sousa. “Somos um exemplo de transparência na prestação de contas, um avanço administrativo. Trabalhamos para o povo, principalmente para as pessoas mais carentes. Saúde tem sido a mola mestra do nosso governo”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela destacou reiterou a parceria com o governo baiano. “Esse é um processo importante iniciado pelo prefeito Mário Alexandre, que viabilizou a realização desse grande evento, em benefício da população ilheense, e também de outros municípios. Durante esses dias realizaremos atendimento com emissão de RG, exames de imagem e consultas em diversas especialidades”, informou.

“Trouxe meus filhos e minha sogra, agora vou passar no dentista. Já fiz cinco exames. O prefeito Marão está de parabéns, eu sempre venho acompanhando o trabalho dele”, comentou Tâmara Lua Alves, moradora do Malhado. Nailda Gonçalves de Oliveira resumiu. “A feira está maravilhosa, fui muito bem atendida. Fiz mamografia e irei fazer outros exames também”.

Lurdes Carvalho, moradora do Nossa Senhora da Vitória realizou exame de ultrassonografia abdominal. “Gostei muito da feira. Fiz ultrassom e descobri que estou com gordura no fígado, tudo graças aos exames que estão sendo feitos aqui. Irei me cuidar mais, praticar caminhada e fazer dieta. Essa feira ajuda muita gente que não tem condições de pagar um exame”, comentou.

De acordo com Edvaldo Gomes, coordenador da Feira Cidadã, a ação amplia a oferta dos serviços prestados na rede municipal de Saúde. “A ideia é oferecer o maior número de serviços de saúde para alcançar o maior número de pessoas. Trabalhamos com entrega imediata do resultado e, em alguns casos, o paciente já sai com o devido encaminhamento. Então, damos esse acesso à comunidade. Ainda temos vagas para sexta, sábado e domingo. Aproveito a oportunidade e convido as pessoas que ainda não compareceram”, informou.

Serviços

A Feira Cidadã ofertou no primeiro dia de ação consultas com Clínico Geral; Pediatra; Cardiologista; Urologista; Ginecologista; Oftalmologista; Exame Preventivo, Exames de Imagem (Eletrocardiograma; Ultrassonografia da mama, partes moles, vias urinárias, abdômen total e transvaginal; Raio-X do tórax; Exame de Mamografia.

Também Triagem para Cirurgias Eletivas; Rastreio para Cirurgia de Catarata; Serviços de Odontologia com colocação de prótese dentária; Imunização; Testes Rápidos; Aferição de Pressão Arterial e Teste de Glicemia; Castração de Cães e Gatos e Emissão de 1ª e 2ª da Carteira de Identidade. Foi disponibilizado um espaço de brinquedoteca para as crianças. A iniciativa conta com o apoio da entidade Voluntárias Sociais da Bahia.