Paulo Azi diz que foi fracassada a tentativa de Rui Costa se colocar como um nome nacional


Entrevista do governador na Globo News “foi mais comentada do que a vitória do Flamengo”, ironiza o deputado.

O deputado federal Paulo Azi, presidente do Democratas na Bahia, fez duras críticas a uma série de declarações feitas ontem à noite pelo governador Rui Costa, durante entrevista à Globo News.

Segundo Azi, “o governador não perde a mania de transferir para o governo federal responsabilidades que são do estado”. O deputado cita como exemplo a demora de reação do governo do estado em relação ao vazamento de óleo em praias do Nordeste e questiona o que teria impedido o governador de colocar barreiras de contenção nos manguezais e estuários baianos, se ele teve tanto tempo para isso. “Nosso estado foi o último a ser atingido e o governo teve tempo de realizar esse tipo de ação”, aponta o deputado.

Outro assunto abordado durante a entrevista que, segundo Azi, causou perplexidade foi referente ao fato de a Bahia ter sido classificada em último lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Em resposta à jornalista Ana Flor, que pediu explicações, Rui Costa disse que irá resolver a vexatória situação da educação baiana, contratando 10 mil monitores pagando uma bolsa auxílio de R$200. Ou seja: pelo andar da carruagem, a Bahia continuará em último lugar nos índices do IDEB”, prevê Azi.

“É inconcebível também que um governador de estado possa se vangloriar publicamente por não conceder reajuste salarial ao servidor público há mais de cinco anos”, frisou Azi. “E ainda disse que enfrentou uma greve de professores universitários por 90 dias e que não concederia reajuste a esses professores porque o salário deles está entre os três maiores do Brasil. Podemos perguntar a qualquer professor da Uneb se isso é verdade e eles certamente vão desmentir o governador”, garante o deputado.

“Nunca antes na história de nosso estado vimos um governador mentir com tamanha desfaçatez. Rui chegou a dizer que nunca foi contra a reforma da Previdência, certamente querendo agora colher os dividendos de uma reforma realizada sem um único voto do PT, que, até prova em contrário, é o partido do governador”, observou ainda Azi. “Essa entrevista do governador com certeza foi mais comentada do que a vitória do Flamengo”.