Governo e instituições definem estratégias para prevenção do óleo no litoral Sul


O prefeito Mário Alexandre recebeu na tarde de quarta-feira (23), representantes de órgãos, secretarias municipais, entidades e organizações para definir as estratégias referentes à eventual chegada das manchas de óleo na costa de Ilhéus. O planejamento faz parte de uma série de ações vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo (Semde).

Mário Alexandre destacou a importância das ações conjuntas realizadas, em especial entre o Município, Marinha e Corpo de Bombeiros.

“Ilhéus demonstra que possui união e preparo de pessoal. Somos referência na área preventiva e na capacitação dos voluntários. Não mediremos esforços dentro dessa coordenação. Já solicitei os Equipamentos de Proteção Individual para os nossos voluntários, e posso assegurar que estamos trabalhando diuturnamente, atentos e unidos em prol da prevenção da nossa costa”.

Segundo o comandante Giovani Andrade, delegado da Capitania dos Portos em Ilhéus, a Marinha do Brasil está vigilante e o trabalho desenvolvido é atuante e permanente.

“Algumas imagens que circulam trazem um alarde desnecessário à população. Porém o mais importante é não permitir que isso afete nosso trabalho. Essa reunião demonstra mais uma vez a responsabilidade dos órgãos envolvidos. Se óleo chegar à nossa costa estaremos capacitados para realizar a limpeza e o descarte adequado desse material”, afirmou.

Para Jerbson Moraes, titular da Semde, a reunião evidencia o comprometimento do Município frente a possíveis eventualidades. “Estamos preparados e atualizamos o prefeito sobre todas as ações desenvolvidas até o momento. Essa fase é de articulação para que consigamos os EPIs necessários. O trabalho é contínuo”, frisou.

Participaram da reunião, os secretários municipais, Fábio Manzi Junior (Cultura e Turismo); Rubenilton Silva (Desenvolvimento Social); superintendente do Meio Ambiente e Urbanismo, Joélia Sampaio; tenente-coronel Ednei Factum, comandante do 5º GBM de Ilhéus; Inema; Ibama; Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA); Instituto Nossa Ilhéus (INI) e Grupo de Amigos da Praia (GAP).