Etapa regional da Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Ilhéus, será terça-feira (29)


Ilhéus vai receber terça-feira (29), uma etapa das Conferências Macroterritoriais de Ciência, Tecnologia e Inovação. Por iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), os encontros regionais, que acontecem em onze cidades baianas, até o dia 31 de outubro, servem para entender as demandas nos macroterritórios de identidade, bem como eleger os 20 delegados de cada região para a IV Conferência de CT&I, marcada para os dias 5 e 6 de dezembro, em Salvador.

O principal objetivo dos encontros é elaborar a nova política estadual do setor. A Conferência Macroterritorial de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Ilhéus, será realizada na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no auditório Jorge Amado, aberto ao publico.

Os interessados podem se inscrever por meio de formulário de inscrição disponível no site http://www.secti.ba.gov.br/. De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, a necessidade da Conferência surge do impacto das mudanças tecnológicas que fazem parte da contemporaneidade. “A Conferência acontece em um momento de novo paradigma com a reestruturação das relações produtivas, tanto no âmbito do crescimento econômico como de vida social”, disse.

Os municípios de Feira de Santana, Ilhéus, Eunápolis, Vitória da Conquista, Seabra, Irecê, Barreiras, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Salvador e Serrinha recebem as Conferências Regionais, a fim de eleger 20 delegados para cada macroterritório, através de grupos formados por 4 integrantes que ficarão responsáveis por apresentar as demandas de cada região, representando os segmentos empresarial, Institutos de Ciência e Tecnologia, (universidades, centros de pesquisa), poder público, sociedade civil organizada e entidades de representação setorial, como, por exemplo, Fieb, Sebrae, Ibametro, dentre outros.

Entre os temas que serão discutidos estão: integração do ecossistema estadual de CT&I; temas estratégicos para pesquisas cientificas e tecnológicas; infraestrutura de CT&I; formação de pessoal para a sociedade 5.0; inovação tecnológica; financiamento de CT&I; tecnologias sociais para o desenvolvimento sustentável; e difusão de conhecimento e popularização da ciência.Mais informações e submissão de inscrições podem ser feitas clicando neste link: http://bit.ly/2p2kCxH.