Com baixa procura, dia ‘D’ contra o sarampo vacina crianças com menos de 5 anos


Imagem divulgação Secom.

O Dia ‘D’ da vacinação contra o sarampo ocorreu no último sábado (19), em Ilhéus. A primeira etapa da vacinação contra o sarampo vai até a próxima sexta-feira (25). O objetivo é vacinar as crianças entre seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina tríplice viral protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o trabalho de rotina nos postos de saúde no município fortaleceu a campanha seletiva.

Nos postos de saúde, a baixa procura marcou as primeiras horas do ‘Dia D’. Durante todo o dia as unidades ficaram abertas para atender o público-alvo e algumas salas de vacinação ficaram vazias durante boa parte do tempo. As equipes aproveitaram o dia para imunizar pessoas de 1 a 29, que não possuíam as duas doses da vacina e pessoas de 30 a 49 anos, que precisavam a dose na caderneta.

Para Walkiria Cardeal, a chefe do Setor de Imunização da Sesau, “a intenção do município sempre foi imunizar todas as crianças, evitando que fiquem doentes. Neste sábado foi uma estratégia para alcançar aqueles pais que não têm tempo com a sua criança durante a semana. Com essa vacina a criança está imunizada contra três doenças graves que estão voltando. Com a baixa cobertura vacinal estas doenças estão voltando”, alertou.

O Ministério da Saúde informou que as faixas etárias foram escolhidas porque a incidência da doença está concentrada nesses dois públicos, crianças e adultos jovens. A recomendação é que também sejam imunizadas populações que ultrapassaram a faixa etária, e que ficaram desprotegidas, já prevendo também a segunda etapa da campanha que começa em novembro.

Em Ilhéus, população acessou o Centro de Atendimento Especializado (CAE III), além das Unidades Básicas de Saúde, Joaquim Sampaio, Princesa Isabel, Conquista, Sarah Kubitschek, Iguape, CSU, Hernani Sá, Nelson Costa, Herval Soledade, Olivença, Nossa Senhora da Vitória, Euler Ázaro, Teotônio Vilela 3 e 4, Banco da Vitória e Salobrinho.