Defesa Civil da Bahia organiza equipamentos para limpeza de óleo


Defesa Civil organiza equipamentos para limpeza de óleo nas praias.

Os equipamentos de proteção individual (EPI’s) que vão ajudar os municípios em Situação de Emergência na limpeza das praias afetadas pela mancha de óleo começaram a chegar à sede da Defesa Civil do Estado, na manhã desta quinta-feira (17), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Diversos tipos de luvas, pás, ancinhos, botas de PVC, roupas (calça e camisa), protetor solar, sacos plásticos e máscaras serão organizados em kits e entregues às prefeituras.

“Neste primeiro momento, nós vamos atender seis municípios. Até agora nós recebemos vários itens que conseguimos com fornecedores, EPI´s que vão garantir o trabalho seguro e eficiente, protegendo as pessoas que vão realizar a limpeza deste produto que chegou até as nossas praias. Estamos aguardando chegar mais alguns itens que estão formando os kits para levar aos municípios”, explicou o coordenador técnico da Defesa Civil da Bahia, Francisco Soares.

A quantidade de cada item distribuído aos municípios está relacionada com a disponibilidade encontrada no mercado. A entrega será feita em dois momentos. “Hoje pela tarde, nós vamos enviar os kits para Camaçari e Lauro de Freitas, que ficam mais próximos de Salvador. A partir de amanhã [18], nós vamos mandar para as demais cidades que também estão em Situação de Emergência”, declarou a coordenadora de ações de resposta da Defesa Civil do Estado, Taíse Silva.

Corpo de Bombeiros retira pelo menos três toneladas de óleo da praia do Conde

Pelo menos três toneladas de óleo foram retiradas da praia de Conde por bombeiros militares até a tarde desta quinta-feira (17). Os militares que também atuam em Porto Sauípe, Subaúma, Imbassahy e Praia do Forte, estão realizando a retirada do material e depositando em locais adequados para posterior descarte.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) está atualmente com 75 bombeiros diariamente realizando a remoção do óleo. As equipes estão distribuídas nas praias mais críticas e realiza do um trabalho manual. O objetivo é fazer toda a a remoção de forma segura.

“Inicialmente estávamos com 50 pessoas por dia, hoje aumentamos esse efetivo e possivelmente iremos colocar mais pessoas se houver necessidade. Hoje sobrevoei mais uma vez, o litoral norte com secretários estaduais. Estamos acompanhando de perto toda a operação para identificar os pontos de maior impacto e atuar com mais eficácia”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles.