Novos integrantes são empossados no Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus


A Mesa Diretora com o vereador Makrisi.

Foi empossado na última semana, os 20 novos titulares e 20 suplentes que vão compor o à Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Ilhéus, no biênio 2019-2021, conforme o decreto 93 de 08 de outubro de 2010. Os empossados representam diversas instituições ligadas ao setor de saúde do município, divididos nos segmentos Usuários do SUS, gestor e trabalhadores da saúde. Marcos Antônio Lessa é o novo presidente do Conselho.

A solenidade de posse ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Ilhéus e contou com a presença do vice-prefeito José Nazal; secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela; vereador Makrisi Sá, que representou o Poder Legislativo; representantes dos conselhos comunitários, das associações de moradores, dos sindicatos dos servidores públicos, trabalhadores e estabelecimentos de saúde.

O Conselho Municipal de Saúde representa a participação dos cidadãos na gestão municipal, fiscalização, acompanhamento, monitoramento e controle das ações da gestão pública, tornando-se um importante mecanismo de fortalecimento e cidadania. Para o governo, o ato mostra o compromisso da gestão municipal e o papel atuante do Conselho auxiliando e contribuindo para avanços no segmento de saúde.

A Mesa Diretora – Presidente Marcos Lessa dos Santos; vice-presidente Rafael de Jesus Santos; 1º secretário Tiago Pascoal Santos; tesoureira Naide Silveira de Souza.

Governo – Núcleo de Regional de Saúde do Estado /NRB – Sul e Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus – SESAU

Estabelecimento de Saúde não Filantrópico – Analisa Medicinal Laboratorial

Estabelecimento de Saúde Filantrópico – Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus/Hospital São José

Estabelecimento de Saúde Pública – Hospital Regional Costa do Cacau

Trabalhadores na Área de Saúde – Associação dos Servidores do Ministério da Saúde do Estado da Bahia (ASMS/BA); Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Serviço em Saúde de Itabuna e Região (SINTESI); Sindicato dos Agentes Comunitário de Saúde e Agente de Endemia do Sul da Bahia; Sindicato dos Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem das Regiões Sul Extremo Sul do Estado da Bahia e a Associação dos Agentes Comunitários de Combates a Endemia de Canavieiras.

Entidades Congregados dos Sindicatos dos Trabalhadores Urbanos e Rurais – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Ilhéus e o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos do Município de Ilhéus

Movimentos Comunitários, organizados na área de Saúde – Loja Maçônica Regeneração Sul Bahiana e Rede Nacional de Religiões Afro Brasileira e Saúde

Conselhos Comunitários, Associações de Moradores ou Entidades equivalentes – Associação Educacional e Cultural de Capoeira e a Federação das Associações dos Moradores de Ilhéus (FAMI).

Associação de Portadores de Deficiência – Associação dos Surdos de Ilhéus (ASI)

Associação de Portadores de Patologia – Associação dos reinais crônicos e Transplantados do sul da Bahia, e a Associação de Pessoas com Doenças Falciforme de Ilhéus.

Afro Descendente ou Indígena – Instituto dos Povos Indígenas da Bahia – Ação Bahia.