Embasa e Prefeitura de Itacaré iniciam obras de retirada de despejos da orla


O esgoto estava sendo jogado entre a Praia da Coroinha, um dos cartões postais da cidade, e o acesso à Praia da Concha, um dos lugares mais frequentados pelos itacareenses e turistas.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em parceria com a Prefeitura de Itacaré, iniciou esta semana os de serviços para a retirada dos despejos na praia da Coroinha com um sistema de captação em tempo seco. O objetivo é evitar que o esgoto continue sendo jogado a céu aberto num dos pontos turísticos mais visitados de Itacaré. A expectativa é que os serviços já sejam concluídos nos próximos dias.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que a obra é de fundamental importância pelas questões de saúde pública, já que banhistas e pescadores frequentam esse local, além da questão ambiental, já que o esgoto domiciliar vem sendo jogado a céu aberto na orla da cidade. Os serviços visam minimizar esses problemas ambientais, sociais e de saúde. Além disso, o prefeito chama a atenção para a questão do turismo, já que o esgoto estava sendo jogado entre a Praia da Coroinha, um dos cartões postais da cidade, e o acesso à Praia da Concha, um dos lugares mais frequentados pelos itacareenses e turistas.

A obra de retirada dos despejos na praia da Coroinha com um sistema de captação em tempo seco faz parte de um conjunto de investimentos feitos pela Embasa em Itacaré de cerca de R$ 2,7 milhões para a melhoria também do abastecimento de água. Os trabalhos contam com o apoio da Prefeitura de Itacaré, que cedeu maquinário para agilizar os serviços. E as obras seguem, em ritmo acelerado.

As obras incluem duas adutoras -uma de água bruta e outra de água tratada-, além da reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Ribeira, localizada na zona urbana do município. A previsão é que o trabalho de instalação das adutoras seja concluído no próximo mês de novembro. A ETA já está funcionando com as melhorias desde julho passado. As adutoras estão sendo implantadas ao longo da margem direita da BA-001 e BA-604, no sentido Itacaré.

O gerente da Unidade Regional de Itabuna (USI), Felipe Madureira, explica que o objetivo da obra é a aumentar a capacidade de produção do SAA de Itacaré e melhorar o abastecimento de água no verão, quando a população do município triplica, segundo cálculos de especialistas em turismo. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explica que esse ano o município deve receber um grande número de turistas, daí a importância de preparar a cidade para atender bem aos visitantes.

A duplicação do trecho adutora de água bruta, com quase três quilômetros, leva água da captação no rio Jeribucaçu até a ETA da Ribeira. Já a adutora de água tratada, com cerca de seis quilômetros, parte da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Marambaia, distrito de Itacaré, para abastecer o bairro Santo Antônio, entre outros que ficam na parte alta da sede municipal. Numa segunda etapa, que deve ser iniciada em breve, será feito mais um trecho de adutora de água bruta, com dois quilômetros, com captação em outro ponto do rio Jeribucaçu, na Barragem da Usina.