Sesab entrega aparelhos de broncoscopia para o interior do estado


Ilhéus na lista de municípios beneficiados.

Quinze municípios baianos estão recebendo da Secretaria Estadual da Saúde , durante todo o mês de agosto , Sistemas de Vídeo-broncoscopia que permitem visualizar o interior da traquéia e dos brônquios , e retirar amostras de tecidos para biópsias e secreções para exames aperfeiçoando , assim , os procedimentos médicos já executados nos hospitais da rede pública do interior do estado .

O broncoscópio é um instrumento fundamental para auxiliar médicos quando tratam de casos de pacientes que engasgam com corpos estranhos , crianças que aspiram caroços de feijão , milho e demais objetos como peças pequenas de brinquedos.

O moderno equipamento , avaliado em R$175 mil a unidade, está sendo enviado para as regiões de Guanambi , Jequié , Ipiaú , Feira de Santana , Santo Antonio de Jesus , Juazeiro , Porto Seguro , Barreiras , Seabra , Ilhéus , Irecê , Ibotirama , Mairi e Castro Alves .

O secretário estadual da Saúde , Fábio Vilas-Boas , comentou a remessa do lote de equipamentos para os hospitais do interior do estado “o total do investimento é de cerca de R$2 milhões e 500 mil reais , possibilitando capacitar tecnologicamente a rede pública de saúde em todas as regiões da Bahia , como planejado desde o início da gestão , pelo governador Rui Costa . A meta é oferecer a excelência dos serviços públicos de saúde para todos os municípios e nós , aqui na SESAB , estamos executando permanentemente essa tarefa” .