Município firma acordo com indígenas para melhoria de acessos das estradas


Acordo firmado, dígenas aguardam as melhorias nos acessos das estradas. Clodoaldo Ribeiro-Secom.

O Centro Administrativo recebeu na tarde desta segunda (7), um grupo formado por lideranças indígenas, moradores e pequenos agricultores do distrito de Sapucaieira, zona sul de Ilhéus. Na manhã de hoje, o grupo chegou a fechar a Ponte Lomanto Junior, criando um caos no trânsito. A principal reivindicação, a reforma da estrada que liga o distrito de Olivença à localidade de Santana.

Um acordo foi firmado e a Prefeitura vai disponibilizar, a partir desta terça-feira (8), máquinas para os serviços. As lideranças se comprometeram em liberar os ônibus que foram retidos na comunidade.

No Centro Administrativo, indígenas solicitaram ainda a reforma da Ponte de Ioiô, em Sapucaieira, também a reforma na estrada de acesso à Acuípe do Meio, Acuípe de Cima, Campo de São Pedro e Curupitanga. Na ocasião, pediram a reposição das linhas de transporte coletivo que atendiam as comunidades de Sapucaieira até Santana, nos horários de 10h e 16h, além do desvio da linha pela comunidade Campo de São Pedro. Entre os pedidos, o retorno da ambulância que ficava à disposição na localidade.

O vereador Makrisi Sá reiterou os pedidos da comunidade. O vereador Ivo Evangelista ressaltou a importância da reforma na estrada. O assessor especial do gabinete, Gabriel Bittencourt ressaltou que a Prefeitura havia incluído as localidades no cronograma de reformas, programadas para iniciar na quinta-feira (10). O assessor informou que o governo solicitou a aquisição do material de cascalho que serão utilizados nas ladeiras, e nos demais trechos será utilizado o cascalho disponibilizado pelos indígenas.

Bittencourt esclareceu que com a reforma administrativa, o cargo de Administrador do Bairro foi extinto, e que os anseios da comunidade serão reportados ao visitador rural, o qual informará à gestão as necessidades dos populares que residem no local. Informou, também, que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) fará, em breve, uma seleção para contratar os visitadores rurais. O Município irá notificar as empresas concessionárias do transporte público para o retorno das linhas nos horários solicitados.

Na reunião, ficou definido ainda que o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela será notificado, o qual deverá apresentar esclarecimentos sobre a retirada da ambulância que prestava os serviços à comunidade. Por sua vez, o secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, Átila Docio informou que a reforma na estrada de Sapucaieira é prioridade para a gestão e que serão disponibilizadas todas as máquinas necessárias para realização dos serviços com qualidade.