Ex-prefeito de Abaré é acusado de homicídio


O ex-prefeito (foto) e ‘Baiano’ são considerados foragidos.

Uma operação policial foi deflagrada na manhã de hoje, dia 3, em Abaré, para cumprimento de mandados de prisão temporária contra o ex-prefeito do município Delísio Oliveira da Silva e José Ponfílio dos Santos Filho, conhecido como ‘Baiano’. Eles são acusados de serem os responsáveis pelo assassinato de Glauciano Sátrio da Silva, ‘Silas’, morto em dezembro de 2008 em um assentamento localizado em Abaré. A operação ‘Queima de Arquivo’, realizada em conjunto pelo Ministério Público estadual e Polícias Civil e Militar, ainda está em andamento e os dois estão sendo procurados na região por policiais civis e militares de Paulo Afonso.

O ex-prefeito e ‘Baiano’ são considerados foragidos. Além dos mandados de prisão temporária, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, inclusive na residência do ex-prefeito, por três equipes do 20º Batalhão da Polícia Militar de Paulo Afonso, para localizar a arma utilizada no crime e documentos relacionados a crimes de improbidade administrativa a que Delísio da Silva responde na Justiça.

Segundo o promotor de Justiça Leonardo Bitencourt, as investigações apontaram que ‘Silas’ foi assassinado por ter prestado depoimento na Promotoria de Justiça Eleitoral de Chorrochó e porque realizaria novo depoimento à Justiça eleitoral do município em processo de cassação do mandato de Delísio da Silva, denunciando suposta prática de compra de votos e abuso de poder econômico por parte do ex-prefeito. “Porém, dias antes, Glauciano foi morto, impedindo assim a sua oitiva em Juízo que poderia resultar na cassação do mandato do prefeito, então reeleito”, afirmou Bitencourt.

A operação resultou de investigações realizadas pela Polícia Civil, com o acompanhamento do MP e a condução do delegado Marco Antônio Alves. Os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram solicitados pelo promotor de Justiça Leonardo Bitencourt e determinados pelo juiz Cláudio Santos Pantoja Sobrinho.