Feira Cidadã pretende levar saúde e cidadania para ilheenses em outubro


Milhares de ilheenses terão acesso a consultas, cirurgias de catarata, exames de imagem, entre outros serviços na área de saúde, durante a Feira Cidadã, iniciativa que acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), o evento também oferece emissão de documentos e espaço de lazer.

De acordo com o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o município se prepara para receber uma feira de saúde de grande porte. “Será um evento gigantesco, que vai ajudar a atender às demandas da comunidade na área da saúde como um todo. Isso é muito importante porque a gente não precisa deslocar o nosso pessoal daqui do município para cidades maiores”, destacou.

Para as Voluntárias Sociais, cada cidadão é parte fundamental da iniciativa. “Ele tem o direito a qualidade de vida, de ser valorizada e respeitado, resgatando a sua dignidade”, justificam. As ações desenvolvidas passam do assistencialismo para a prestação da assistência social como direito de cidadania, serviço obrigatório, conforme preconiza Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A coordenação de Ações Comunitárias das VSBA e também da Feira Cidadã, explica que o cidadão pode participar, e que é preciso trazer cartão do SUS e carteira de identidade. Para os exames de imagem, os idealizadores salientam que é preciso solicitação médica. Mulheres que precisam fazer mamografia e têm menos de 50 ou mais de 69 anos também devem trazer a prescrição médica.

Lista de serviços oferecidos na Feira Cidadã:

Atendimento odontológico (extração, restauração, canal e limpeza, orientação de escovação dentária com distribuição de kits);

Atendimento ginecológico e orientação sobre a saúde da mulher;

Mamografia;

Ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles);

Eletrocardiograma (ECG);

Raio-x de tórax;

Consultas com clínico geral – Atendimento oftalmológico para crianças e adultos, com distribuição de óculos para quem tiver necessidade corretiva, e pacientes acima de 60 anos, com agendamento de cirurgia de catarata para quem tiver indicação cirúrgica.

Aferição da pressão arterial;

Medição da glicemia;

Orientação nutricional;

Balcão Social (informações e atendimentos);

Espaço Brinquedoteca (atividades lúdicas e recreativas para a criançada);

Espaço Beleza;

Emissão da segunda via da carteira de identidade (RG).