Pegou mal !


Imagem enviada mostrando o local exato desapropriado para construção de um novo presídio em Ilhéus. Imagem de José Nazal.

A informação divulgada nesta terça-feira sobre a construção de um presídio na margem direita da BA-262 em Ilhéus, que trouxe um debate acalorado nas redes sociais, e críticas da população, de instituições sociais e políticos.

A rejeição da construção do presídio é enorme. Pelas redes sociais leitores do Blog Agravo se manifestaram contra a construção do presídio em Ilhéus, e criticaram a situação que a Prefeitura de Ilhéus tem para com a zona norte de Ilhéus. “Qual o investimento direcionado para zona norte para gerar emprego e socializarão ? Presídio ? A zona norte é discriminada pela gestão municipal”, desabafou o leitor Caio Andrade.

Por meio do site O Tabuleiro, a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, afirma que faltou preocupação por parte do governo municipal ao tomar decisões sem consultar a população.

“É uma demonstração que estão ignorando a Estrada do Chocolate e o trabalho desenvolvido. Na estrada estão as fazendas de cacau mais antigas da região”, destaca Socorro. No áudio ela ainda faz o importante questionamento: “O que motivou a escolha daquele local, já que existe a intenção dos presídios serem privatizados?” , destacou.

Mapa mostra local onde será construído novo presídio. Dados enviados por José Nazal. Clique na Imagem para aumentar. 

O vice- prefeito de Ilhéus, José Nazal, disse que não entra no mérito da construção do presídio,que precisa ser debatida, mas sim no local indicado.

Confira na íntegra a postagem do vice-prefeito enviada ao Blog Agravo na manhã desta quarta -feira.

A cidade amanheceu hoje com uma nova discussão, fruto de uma decisão de governo sem a mínima participação da sociedade organizada. A desapropriação de uma área para construção de um presídio.

Há pouco mais de um mês fui convidado pelo representante da SEAP para participar de uma reunião para avaliar o uso de uma área no fundo do Distrito Industrial para tal fim. Não chegando a um consenso, foi proposto a escolha de outro local e me coloquei a disposição para ajudar. Não fui mais chamado.

Ontem, plotando as coordenadas indicadas no Decreto 080/2019, vi que o local escolhido não é interessante para Ilhéus (na minha opinião, respeitando todos os contraditos). Fica exatamente na entrada do Complexo Porto Sul, local onde o Estado tem projetado uma intervenção na estrada (e segundo informações colhidas para ter início breve), fica à margem da BA-262, onde o próprio Estado, através da SEDUR, tenta implantar a Estrada do Chocolate.

Não quero abrir uma discussão maniqueísta de ser contra ou a favor do presídio. Sou, de imediato, contra a escolha do local, por entender que é prejudicial ao município e aos interesses da maioria.

A projeto Porto Sul barrou a proposta de desenvolvimento turístico do litoral norte e agora, essa novidade vem barrar um sonho que está se tornando realidade, inclusive com forte participação da sociedade, que é a Estrada do Chocolate.

Um ilustre jurista, que respeito muito, há poucos dias, quando saiu a notícia da reunião que falei acima, me mandou uma mensagem dizendo assim: “com um presídio aqui, estaremos chamando para Ilhéus as cúpulas das facções criminosas, todos os chefes”. Sinto que é verdade.

José Nazal