Residencial Rio Cachoeira recebe mutirão social da Prefeitura de Ilhéus


Moradores do Residencial Rio Cachoeira acessaram serviços gratuitos em mutirão social. Clodoaldo Ribeiro-Secom.

Realizada no último sábado (21), mais uma jornada de Mutirão da Saúde e Cidadania. A ação da Prefeitura de Ilhéus aconteceu por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e da Saúde (Sesau). Moradores do Residencial Vila Cachoeira, na zona oeste da cidade acessaram gratuitamente os serviços.

A SDS ofertou serviços de Bolsa Família, Recadastro do BPC, Cartão do Idoso Interestadual, Cadastro Único, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e mapa do peso.

Atendimento à população – Na área da saúde, por exemplo, foram disponibilizados atendimentos nas especialidades de Cardiologia, Ginecologia, Pneumologia, Clínica Geral, Ortopedia, além de exame preventivo, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e vacinação.

Maria Amanda pontuou que as ações beneficiam as pessoas que moram em localidades distantes. “Trabalho importante realizado pela Prefeitura. Pessoas que precisavam organizar a vida, mas não tinham condições de sair de suas casas para ir até outro local de atendimento. Então, a vinda de um mutirão para o bairro, nós aproveitamos”, afirmou a moradora que aguardava atendimento para o ginecologista.

Por sua vez, o prefeito Mário Alexandre destacou a iniciativa desenvolvida pelas secretarias. Ao visitar o mutirão, afirmou que o Governo Municipal está trabalhando de domingo a domingo para melhorar as condições do nosso povo, realizando um trabalho social e olhando de forma especial para aqueles moradores que residem nas comunidades mais distantes”, frisou.

Vanessa Moreira Magalhães Leite, coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS Oeste) ressaltou que a equipe já desenvolve um trabalho semanal de atendimento à comunidade. “Concretizamos mais uma ação prevista no plano de ações da secretaria da SDS, juntamente com outros programas. A comunidade solicitou a oferta de serviços na área da saúde e atendemos ao pedido. Esse é o nosso compromisso enquanto gestão”, destacou.

“Os mutirões consistem em levar diversos segmentos e especialidades à população. O prefeito determinou e nós o atendemos, que é justamente levar saúde onde a população está. Estamos ampliando as vagas através dessas ações e dando vazão aos serviços com presteza, deixando de forma evidente que a prioridade é a saúde de qualidade para a população”, salientou secretário municipal de Saúde Geraldo Magela.

As ações continuam, e de acordo com o calendário da SDS, serão realizadas nos dias 24 (terça-feira), no bairro São Miguel e no dia 28 (sábado), na Tapera.