Ativistas de Ilhéus participam do Dia Mundial da Limpeza


Ação reunião centenas de ativistas em Ilhéus para um faxinaço. Foto SEMA.

Milhares de ativistas participaram no último sábado (21) em praias e rios de diversas cidades do planeta em ações para retirar o lixo e chamar a atenção sobre a poluição, com manifestações que reuniram milhões de pessoas ao redor do mundo para exigir políticas contra a mudança climática. Em Ilhéus, a operação de limpeza em massa envolveu dezenas de instituições e teve apoio popular.

Durante o dia, um batalhão de voluntários, movidos pela “onda verde”, trabalhou para garantir a limpeza e o descarte consciente do lixo. Projeto A-MAR, Instituto Novo Encanto, Instituto Marola, Grupo de Amigos da Praia (GAP), Clube de Remo Satélite, Corpo de Bombeiros Militar, Curso Técnico Meio Ambiente e moradores do bairro São Miguel foram as instituições que apoiaram o evento.

Milhões de amigos – O dia de conscientização mundial mobilizou servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb) e Superintendência de Meio Ambiente e Urbanismo, que se uniram a coordenação da secretaria executiva do Dia Mundial da Limpeza no Brasil. Segundo a organização, na última década, a iniciativa estimulou milhões de pessoas a sair às ruas para limpar o planeta.

Já no domingo (22), as ações percorreram os bairros São Miguel, Litorânea Norte (Malhado). Em 2018 o evento contou com a participação de 158 países, totalizando 17 milhões de pessoas. De acordo com um relatório da ONU, neste mesmo ano, 79% do plástico fabricado foi descartado e apenas uma ínfima do material foi reutilizado ou destruído da maneira correta.