Um em cada cinco brasileiros torce para o Flamengo, aponta Datafolha


O Flamengo é líder do Brasileirão, semifinalista da Copa Libertadores e, de acordo com uma pesquisa do Datafolha, dono da maior torcida do Brasil.

O levantamento, divulgado nesta terça-feira, aponta que o clube carioca é o favorito de 20% dos brasileiros – ou seja, uma a cada cinco pessoas. O segundo colocado no ranking é o Corinthians, com 14%.

O que chama a atenção na pesquisa é que, desta vez, a famosa margem de erro, neste caso em dois pontos percentuais, não é o suficiente para tirar o Fla do topo – com a margem, o Corinthians chegaria a 16%, e o Flamengo cairia até 18%. É a primeira vez desde 2012 que esta margem não é suficiente para gerar um empate técnico entre os dois clubes.

O ranking – feito através das respostas de 2.878 pessoas, todas com mais de 16 anos -, ainda mostra que 22% dos brasileiros não têm um clube preferido.

Outros dois paulistas e um carioca fecham o top 5: São Paulo (8%), Palmeiras (6%) e Vasco da Gama (4%). Cruzeiro e Grêmio aparecem em seguida, também com 4%.

Em comparação com a pesquisa feita pelo Datafolha em janeiro de 2018, a torcida do Flamengo cresceu de 18% para 20%, enquanto que a do Corinthians já havia alcançado os 14%.

Internacional (3%), Santos (3%), Atlético-MG (2%), seleção brasileira (2%), Botafogo (1%), Bahia (1%), Fluminense (1%), Sport (1%), Santa Cruz (1%), Fortaleza (1%), Vitória (1%) e Ceará (1%) completam a lista dos times que superaram 1% dos votos.