PRF resgata 400 pássaros transportados irregularmente no bagageiro de um ônibus


Na tarde de hoje (5), por volta das 16h30min, em fiscalização de combate à criminalidade na altura do km 677 da BR 116, no município de Jequie/BA, policiais rodoviários federais abordaram um ônibus da marca/modelo Mbenz/Busscar Jum Bus e após realizar vistoria minuciosa no compartimento de bagagens encontraram aproximadamente 400 pássaros sendo transportados irregularmente e sem autorização ambiental.

Os animais,  aproximadamente 200 Pintassilgos (Cardueles carduelis) e 200 coleiros ( Sporophila caerulescens), estavam extremamente debilitados e eram transportados amontoados em 4 gaiolas, sendo que cerca de 30 animais já estavam sem vida.

Identificado o proprietário, um homem de 54 anos, este informou que capturou os pássaros nas cidades paulistas de Ibiúna e Caucaia do Alto, utilizando redes e armadilhas. Ainda, alegou que venderia os animais em feira livre na cidade de Feira de Santana(BA) e que cada animal custaria em média R$ 35,00.

Diante do flagrante, os agentes federais lavraram Termo de Constatação Ocorrência (TCO) em razão  dos seguintes delitos: matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre e praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais da Lei Ambiental.

Os animais resgatados foram encaminhados para o INEMA da cidade de Jequié (BA).

Vídeo: