Direção do PCdoB Ilhéus convoca conferência e abre debate sobre pré-candidatura à prefeitura


Por Francisco Silva.

Durante reunião na última quarta-feira (4), no auditório do sindicato dos bancários, a direção do PCdoB de Ilhéus aprovou a convocação da sua conferência municipal, que terá sua plenária final no próximo dia 26 de outubro, em local a ser definido.

Na pauta, estarão a atualização sobre os cenários políticos nacional, estadual e municipal, a discussão sobre os projetos de resolução política e de construção partidária elaborados pelos comitês, central e estadual.

Ainda será discuta a aprovação do pré-projeto eleitoral para Ilhéus, o balanço do trabalho e a eleição da direção municipal para o período 2019/2021 e a escolha da delegação municipal para comparecer à plenária final da conferência partidária estadual.

No processo de mobilização da conferência municipal, acontecerão reuniões preparatórias de bases nos núcleos de bairros, trabalhadores e movimentos sociais como os de mulheres, indígenas, negros, juventude e LGBT+, que, além de debater a pauta geral, elegerão suas coordenações e delegados à plenária final.

Chapa completa à câmara e pré-candidatura à prefeitura

Dentro do pré-projeto eleitoral, estará a formação da chapa completa para a câmara de vereadores, que já tem 28 pré-candidatos e pré-candidatas comprometidos com o projeto partidário e com a luta por desenvolvimento para Ilhéus e melhorias das condições de vida do povo.

“O processo de construção da chapa própria continuará até abril, no limite permitido pela legislação, mas avaliamos que a atual já nos coloca em condição de atingir o coeficiente eleitoral e a conquista de ao menos uma cadeira na câmara. Na medida que os diálogos para a atração de mais lideranças se desenvolvem, vamos buscando o fortalecimento para nos permitir até a disputa de uma segunda vaga”, afirmou Josenaldo Cerqueira, presidente do partido no município.

Também foi aprovado que o processo da conferência discutirá com as bases partidárias a possibilidade de apresentação da pré-candidatura a prefeito do presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus e coordenador local da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Rodrigo Cardoso.

“Estamos aceitando esse desafio de oferecer alternativas políticas novas para o povo de Ilhéus. Pretendemos levar esse debate às nossas bases, ouvindo muito os anseios do povo para elaborarmos um novo projeto para a cidade, com foco na participação popular, na seriedade com o trato dos recursos públicos e no planejamento para a construção de políticas públicas que tragam melhorias efetivas para a vida das pessoas. Oba-oba e tapinha nas costas não resolvem os problemas de Ilhéus”, disse Rodrigo.

“Essa pré-candidatura também pretende contribuir com o processo de fortalecimento da resistência democrática e popular contra a ameaça autoritária do governo Bolsonaro. Nos esforçaremos pela construção de uma frente ampla social e política na defesa da democracia, dos direitos sociais e do patrimônio nacional do povo brasileiro”, avalia Cardoso.

O sindicalista ainda pontua que a atual conjuntura nacional também se reflete localmente. “Temos nosso governador Rui Costa (PT) que é um dos principais articuladores da resistência democrática institucional e política dos governadores do nordeste, ao lado do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB)”.

“Rui Costa é principal protagonista das ações concretas em Ilhéus, como o Hospital Regional Costa do Cacau, saneamento na zona sul, a nova ponte, recursos para a pavimentação, disponibilização de servidores para a saúde básica, entre outras ações. Mas, observamos cada vez mais notícias da aproximação do prefeito Marão com o partido de Bolsonaro. Os ilheenses não merecem o fortalecimento político dos que estão aceleradamente destruindo direitos, entregando o patrimônio nacional, atacando a educação e ameaçando uma destruição ambiental sem precedentes”, conclui Rodrigo Cardoso.