UPA da Conquista auxilia reestruturação do atendimento da rede municipal de saúde


O secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela se reuniu na manhã desta quinta-feira (5), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com a coordenadora da UPA24h da Conquista, Shirlen Carvalho, enfermeiros, técnicos administrativos e apoiadores em saúde do município, no intuito de discutir processos do trabalho, produtividade, fluxo de serviços e organização do serviço de urgência e emergência, com triagem eficaz dos pacientes.

No encontro, destaque para a importância do atendimento de qualidade prestado 24 horas pela UPA, que completa um ano de funcionamento no próximo dia 15 de setembro e já contabiliza mais de 2.920 consultas e atendimentos nos âmbitos de urgência, emergência e ambulatorial. A unidade realizou aproximadamente nove mil procedimentos, entre aferição de pressão arterial, sutura, curativo, troca de sonda, medição de glicemia e outros.

“A implantação da UPA somou pontos para a rede pública municipal de saúde. Os serviços prestados têm mudado a realidade dos usuários do SUS, promovendo melhoria à assistência à saúde e aprimorando o gerenciamento do atendimento ofertado ao paciente”, ressaltou Shirlen Carvalho.

“A gestão atual já construiu e reformou doze unidades de saúde e entregou a UPA da Conquista. Além disso, a instalação do Hospital Costa do Cacau auxilia na cobertura dos casos de alta complexidade, absorvendo boa parte da demanda no município. Por meio desses investimentos é possível visualizar a ampliação e o fortalecimento da rede”, pontuou o secretário Magela.

A equipe multiprofissional que atua na UPA24h é composta por 70 pessoas, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, setor administrativo, entre outros.