Transporte como Direito Social foi tema de Audiência Pública na Câmara de Ilhéus


Foto divulgação.

Na manhã da quinta-feira (29), o plenário Gilberto Fialho, da Câmara Municipal de Ilhéus, recebeu representantes de várias instituições e órgãos como OAB, UESC, associações de pessoas com deficiência e sociedade civil para discutir a Emenda Constitucional nº 90/2015, que incluiu o transporte público como um dos direitos sociais na Constituição Federal Brasileira. A realização da audiência partiu de uma solicitação do Instituto Nossa Ilhéus, por meio do projeto MobCidades, e foi convocada pelo vereador Makrisi Angeli.

A palestrante Cleomar Manhas, assessora política do Instituto Nacional de Estudos Socioeconômicos (INESC), apresentou vários dados sobre a aplicação do transporte como direito social e como ele pode transformar a vida das pessoas. Ela afirmou que o transporte de qualidade precisa ser integrado e que é preciso investir em transportes que utilizam energia limpa, bem como em ciclovias e ciclofaixas.

A sociedade também aproveitou a oportunidade para apresentar várias inquietações sobre a situação do transporte coletivo como ônibus sucateados, ruas esburacadas, falta de fiscalização, dificuldade de acessibilidade para pessoas surdas, necessidade de melhoria no atendimento à população por parte dos condutores, entre outros. Após a discussão uma ata com as resoluções retiradas da audiência foi criada e irá somar esforços para que providências sejam efetivas no tocante ao transporte coletivo.