Temporada de Cruzeiros deve levar mais de 70 mil visitantes a Ilhéus


O encontro aconteceu na sede da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), no Porto de Malhado e teve como objetivo ordenar os preparativos da nova temporada.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre participou na tarde dessa quinta-feira (22) da reunião para alinhamento da temporada de navios 2019/2020 no município. O encontro aconteceu na sede da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), no Porto de Malhado e teve como objetivo ordenar os preparativos da nova temporada.

Este ano, o Governo do Estado, Prefeitura e trade turístico estarão alinhados para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas. O município receberá aproximadamente 21 escalas, sendo aguardados mais de 70 mil visitantes e 14 mil tripulantes, no período compreendido entre novembro de 2019 e abril de 2020.

Para o prefeito Mário Alexandre a atividade movimenta a economia do município durante no verão, fortalece o turismo e coloca a cidade de Ilhéus em evidência no cenário mundial. “Impulsionamento da empregabilidade e geração da renda em nossa cidade e os transatlânticos fortalecem nossa economia”, argumentou.

O secretário de Turismo do Estado da Bahia, Fausto Franco destacou a importância da inclusão da cidade de Ilhéus no mapa turístico de atracações e paradas de cruzeiros marítimos no litoral brasileiro. “A reunião mostrou a seriedade e a preocupação com o turismo local e de toda a região Costa do Cacau”.

“O turismo é um importante vetor econômico, movimenta toda a cadeia produtiva, desde alimentação, bebidas, táxis, aluguel de vans, dentre outros. Ademais, pessoas do mundo inteiro terão a oportunidade de visitar um dos destinos mais belos da Bahia”, concluiu o secretário.

Por sua vez, o presidente da Codeba, José Alfredo destacou, prioritariamente, os quesitos relacionados à segurança, logística e à acessibilidade no Porto de Ilhéus, um dos mais importantes do País, e na oportunidade, informou que no próximo dia 3 de dezembro a cidade irá receber 8.500 turistas.

“A Codeba precisa prover infraestrutura com segurança para receber as embarcações e recepcionar os passageiros na saída e entrada do Porto. Alinhamos todas as necessidades, informações e demandas e enfatizamos a importância deste segmento na economia”, frisou.

O prefeito Mário Alexandre ressaltou ainda que através das parcerias firmadas um novo ciclo se inicia. “Essas ações promissoras oportunizam investimentos e perspectivas de crescimento da cidade para os próximos anos”.

Participaram da reunião o presidente da Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros, Marcos Ferraz, comandante da Capitania dos Portos, Giovani Andrade, comandante da 68ª Companhia de Polícia Militar, Robson Farias e os secretários municipais Fábio Manzi (Cultura e Turismo); Atila Docio (Infraestrutura e Defesa Civil); Gilson Nascimento (Sutram) e representantes das companhias de cruzeiros MSC e Costa Cruzeiros.

A cidade de Ilhéus oferece aos visitantes passeios no Centro Histórico, tour pelas praias, fazendas de cacau e mirantes panorâmicos. Agora também é possível visitar lojas especializadas em chocolate com cacau de origem.De acordo com a Associação dos Navios, cada turista de cruzeiro gasta um valor acima de R$500 durante visita às cidades.