Nota esclarecimento da Prefeitura de Ilhéus


A Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil de Ilhéus (Seinfra) esclarece sobre a situação de uma caixa coletora localizada na esquina da Rua Tobias Barreto com a Avenida Soares Lopes, especificamente às margens do passeio de um prédio residencial, em frente a Codeba. A secretaria enviou um engenheiro ao local para verificar o evento.

Segundo relato técnico, o prédio citado realizou um entroncamento com um tubo interligado a uma bomba de subsolo, que constantemente bombeia a água do lençol freático rebaixado, justamente por conta de a garagem estar neste subsolo. No caso, o bombeamento é feito dentro da caixa.

Ainda de acordo com o parecer técnico, este sistema adaptado, com a pressão, provoca constantes trepidações. Toda essa vibração ocasiona o trincamento da caixa, permitindo a fuga do material da base do passeio para dentro da caixa – daí o surgimento do buraco.

O material contido nesta caixa provocou fuga da base, juntamente com as pedras portuguesas, e com isso, ter entrado na tubulação, causando entupimento. Essa obstrução não foi por falta de manutenção da Prefeitura, mas sim pelo entroncamento do tubo malfeito e não adequado.

Em abril último, engenheiros da Secretaria de Infraestrutura solicitou apuração do caso neste mesmo local. Na época, foi gerado um relatório e enviado para o setor de fiscalização. Com esse parecer e o agravamento da situação, o setor notificará o prédio para que faça o reparo da forma correta.

Em tempos, a Secretaria de Infraestrutura enviará ao local uma equipe com veículo hidrojato para realizar os trabalhos de desobstrução do sistema. Vale ressaltar que o condomínio deverá executar os trabalhos de recomposição da caixa coletora.

Infiltrações, vazamentos, rachaduras, escoamento de esgoto, cheiro insuportável e obstrução da rede de drenagem pluvial. Problemas que são recorrentes no município, geralmente ocasionados por atos de irregularidade cometidos, na maioria das vezes, por parte da população.

Em muitas localidades, a rede de drenagem é antiga e danificada, a qual recebe dejetos de esgoto residencial clandestino de diversas residências (onde deveria apenas receber águas pluviais)