Prefeitura de Ilhéus celebra protocolo de intenções para reordenamento da Praia do Cristo


Prefeito Mário Alexandre e Giovani Andrade, comandante da Marinha.

A Praia do Cristo será a primeira da Bahia incluída no ”Projeto Praia Legal”. Uma ação conjunta entre Prefeitura e Marinha determinou o reordenamento da praia, visando aprimorar a infraestrutura e garantir segurança e acessibilidade aos usuários. O protocolo de intenções foi assinado na última quarta-feira (14), no gabinete do prefeito. O acordo define datas para que a Lei ou o Decreto Municipal seja colocado em prática em conformidade com Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (Lei 7661/88).

O prefeito Mário Alexandre destacou que o projeto fortalecerá o turismo do município, atraindo investimentos e regulamentando o trabalho dos barraqueiros. “A Praia do Cristo será reorganizada seguindo as determinações da Vigilância Sanitária, com organização e coleta dos resíduos, além de estabelecer procedimentos em termos ambientais para padronização dos estabelecimentos. A iniciativa representa um grande ganho para o turismo de Ilhéus”.

A Lei de Gerenciamento Costeiro concede aos municípios autonomia para controlar e determinar as áreas de uso, como explica Giovani Andrade, comandante da Marinha. “Compete a Marinha manter a segurança da navegação. A instituição não pode chegar e demarcar as áreas, essa função é autonomia do município. O prefeito analisou a realidade do projeto e compreendeu que a proposta facilitará o trabalho desenvolvido pela Marinha e pelo Poder Executivo Municipal”.

Andrade destaca ainda que além da formalização documental, a estética do local também é um fator preponderante. Além da demarcação, outras ações devem ser discutidas com o executivo, como ocupação e urbanização da área e esgotamento sanitário. A expectativa é que o projeto marque o próximo verão. O nome da praia remete à Estátua do Cristo, posicionada no alto do pequeno morro homônimo. Hoje, bastante frequentada e tranquila, possui muitas pedras, piscinas naturais e areia fina.