Uma mentira contada mil vezes não pode virar verdade, desabafa Magela


O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela fez um balanço de sua atuação à frente da pasta, na manhã da última terça-feira (13) durante entrevista concedida ao comunicador Vila Nova, do programa O Tabuleiro, na Ilhéus FM. Além de pontuar avanços, o titular desmentiu boatos referidos a ele e ao trabalho desenvolvido nos diversos setores da saúde do município. Sobre este assunto desabafou: “Uma mentira contada mil vezes não pode virar verdade”.

Ele fez esta afirmação rebatendo a onda de Fake News, desmentindo, por exemplo, a falta de médicos nos postos de saúde. Magela pediu à população que não reproduza notícias falsas. “Encarecidamente eu peço que chequem as informações e não divulguem notícias inverídicas. Saúde é coisa séria. Alguns pacientes podem achar que não encontrarão atendimento e vir a falecer”, declarou se referindo aos atendimentos de nefrologia que estão mantidos.

Conspiração e interesses pessoais – “Em cerca de quatorze anos trabalhando com saúde pública, nunca tive uma condenação, pois trabalho com transparência e defesa da população e do SUS. Vejo que isso atrapalha os interesses pessoais, alguns tentar mentir e tumultuar o processo, como aconteceu com a última Fake News sobre a Hemodiálise, que levou pacientes a passarem mal”, lamentou o secretário.

E destacou. “Observo que estão procurando chifre em cabeça de cavalo e mentindo sem nenhum escrúpulo. Nunca se fez tantas cirurgias, exames, consultas e nunca se contratou tantos médicos na história de Ilhéus. Nunca se construiu e reformou tantos postos de saúde e nunca houve um PA24h organizado e funcionando cem por cento, e da mesma forma uma UPA24h. Falhas temos, mas temos acertado, e muito”.

Na oportunidade, Magela afirmou que na próxima semana as unidades de saúde receberão mais profissionais, através da seleção simplificada que deve acontecer nesta semana, a fim de promover um atendimento mais qualificado à população. “As unidades de saúde dos distritos do Couto, Santo Antônio, Banco do Pedro e Banco Central já contam com médicos do “Médicos pelo Brasil”.

Por Teixeira – Segundo o gestor “parece que algumas pessoas vêm recebendo dinheiro para mentir e tentar evitar a melhora da saúde do município. Mentira tem limite, saúde não deve ser palco de politicagem”, rebateu. “Sobre minha passagem por Teixeira de Freitas, saí de lá como o melhor secretário de Saúde. Quando pedi demissão fiz um relato ao prefeito, à imprensa e ao Ministério Público, e deixei dinheiro para concluir as obras. O processo foi arquivado”, lembrou.

Por Itabuna – Sobre sua passagem pela pasta na vizinha Itabuna, o responsável pela saúde falou que na época, mesmo sem a Gestão Plena do Sistema Municipal, o setor funcionava melhor sem o recurso. “Mas lá, por politicagem também, inventaram outra mentira, e a juíza do caso arquivou o processo, pois confirmou que usaram dinheiro para pagar salários. Mentira não pode vencer o trabalho e a verdade”.