Seminário de atenção primária à saúde discute democracia e políticas públicas


No Dia Nacional da Saúde, data em que se comemora ainda o nascimento de Oswaldo Cruz, médico e pioneiro da medicina experimental no Brasil, a oportunidade de rediscutir os avanços na democracia e as estratégias indispensáveis para enfrentar os desafios da saúde pública no município de Ilhéus. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) organizou nesta segunda-feira (5), no Centro de Convenções, o I Seminário de Atenção Primária, que busca contribuir para o debate sobre as opções de fortalecimento do setor em Ilhéus.

O público participante contou com os palestrantes, dr. Jairnilson Paim, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA) e dra. Cristina Setenta Andrade, da UESC/UESB, que na ocasião, analisaram e apresentaram resultados, uma série de evidências científicas sobre o impacto da atenção primária à saúde na redução das desigualdades e na melhoria dos indicadores de saúde na Bahia, no Brasil e no mundo. O encontro reuniu estudantes, profissionais e articuladores dos setores da saúde.

Avanços – O prefeito Mário Alexandre ressaltou o êxito do evento na atual gestão municipal. Para ele, houve aumento da cobertura, acesso, equidade e satisfação dos usuários do SUS. “Quando assumimos o governo de Ilhéus a saúde tinha um índice de rejeição de mais de oitenta por cento. Para contrariar tudo isso, reorganizamos o setor e ampliamos a oferta dos serviços, com profissionais concursados, médicos, reformas de postos de saúde e melhoria no atendimento de toda a rede”.

Ao destacar os 30 anos do SUS no Brasil, dr. Jairnilson Paim disse que o sistema é uma conquista do povo brasileiro. Na sua avaliação, o SUS não saiu de governantes, partidos políticos e nem dos organismos internacionais. “O SUS nasceu nas periferias, zonas rurais, da organização popular, dos profissionais de saúde e dos pesquisadores. Estamos vivendo um momento difícil para a democracia no País. Há uma preocupação em trazer essa conquista de forma mais clara e isso se faz com atenção básica e primária”, frisou.

Já o titular da Saúde em Ilhéus, Geraldo Magela lembrou que este trabalho começou em 2018, no processo de reorganização do trabalho da rede de saúde municipal. “Este cenário vem coroar o trabalho e lançar novas propostas, graças aos investimentos na saúde e na atenção básica, especificamente, feitos pelo prefeito Mário Alexandre. Isso melhorou, significativamente, e portanto, está de parabéns a equipe por ousar fazer uma saúde diferente e transformadora no município”.

O diretor da Atenção Básica e Primária da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), José Cristiano Sóstenes salienta a atual gestão tem feito seu dever de casa, com ações e investimentos na atenção primária. “Esse evento fala aquilo que precisa ser avançado, e casa muito bem com o momento que Ilhéus está vivendo. O Estado tem monitorado e compartilhado todos os investimentos, através do apoio, porque acreditamos numa gestão que está efetivamente executando aquilo que tem sido proposto”.

Primeiro evento – O objetivo é permitir uma aproximação ainda maior dos conceitos e das técnicas de avaliação em saúde, voltadas para atenção primária à saúde, conforme disse a diretora da atenção básica do município, Jailma Cunha Lima. “A ideia desta primeira edição é construir um seminário com ênfase na democracia e na saúde, a fim de fortalecer nossas práticas de atuação na rede, através da experiência de renomados profissionais”, declarou a diretora.

Os articuladores ressaltaram as ações do Governo do Estado, cuja parceria visa, prioritariamente, a ampliação da oferta dos serviços da atenção básica no município. Com a parceria, disseram os gestores “foi possível ofertar um atendimento com maior qualidade, estabelecendo metas nos processos de democratização destes serviços”. Por último, destacaram o apoio da faculdades e universidades no município e na região, na oferta dos cursos de extensão que beneficiam diretamente os alunos destas instituições.

O evento contou ainda com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rafael Santos; representante do Departamento de Saúde da UESC, Cristiano Bahia; professora emérita da UESC/UESB, Cristina Setenta Andrade; representante da Faculdade Madre Thaís, Andréa Dickie; vereadores Makrisi Sá e Ivo Evangelista, além dos membros da Comissão de Saúde; integrantes do EdPopSUS; agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias e diretores e coordenadores.