Saúde das marisqueiras e pescadores mobiliza equipes da Sesau e Ong


Saúde das marisqueiras e pescadores discutida entre ONG e Sesau. Foto Sesau.

Na última sexta-feira (26), a coordenação do Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT) e equipe, visitaram a Equipe de Saúde da Família da Barra, juntamente com técnicos da ONG Humana Brasil, duas engenheiras de pesca e seu coordenador, a fim de discutirem estratégias viáveis de enfrentamento dos problemas de saúde ocupacionais vivenciados diariamente pelas marisqueiras e pescadores da região.

Na ocasião, a coordenação da ONG apresentou o Projeto “Sul da Bahia Pescando”, de autoria e execução dessa organização, que tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva das famílias participantes, com vistas à melhoria da renda familiar e ao desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura do sul da Bahia. O município de Ilhéus foi um dos contemplados dentre os 14 municípios participantes.

Ações – Presentes à reunião, a médica e enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, assim como agentes comunitárias daquela região, destacaram a parceria do setor saúde neste projeto, como muito importante e proveitosa, tendo em vista a carência de ações efetivas de prevenção, promoção e proteção da saúde desse público de trabalhadores artesanais e familiares.

De acordo com a coordenadora do NUSAT, a enfermeira Fernanda Jovita ressaltou que “essas parcerias são essenciais e só fazem fortalecer o trabalho desenvolvido pela Sesau e seu compromisso na efetivação de políticas públicas sustentáveis e direcionadas aos que mais precisam”. Foram planejadas algumas atividades envolvendo palestras e oficinas de trabalho, com definição de responsáveis de cada instituição, assim como prazos para execução.