Prefeitura de Ilhéus anuncia nova iluminação pública nos morros e na Av. Lomanto Junior


Prefeito apresenta projeto Luz nos morros.

Melhorar a eficiência energética no município e promover o acesso de famílias residentes nos altos à energia elétrica de qualidade. Esse é o objetivo do Programa “Luz para os Altos”, do Governo Municipal que vai priorizar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e aumentar a sensação de segurança. O sistema será operacionalizado pela Ghia Engenharia, empresa responsável pela iluminação pública.

Segundo o responsável da pasta de Serviços Urbanos (Secsurb), Hermano Fahning, “a proposta visa substituir as lâmpadas de vapor de sódio, por lâmpadas de vapor metálico, que apesar de consumir mais energia, garantem uma redefinição de cores e aumentam a sensação de segurança, possibilitando assim, maior convívio entre a população residente nos altos da cidade”, explicou o secretário.

Parceria – Fahning informou ainda que a Secsurb executará os serviços de roçagem, pintura de meios-fios, controle de vegetação rasteira, melhoria de acessos nas escadarias e corredores. Essas ações acontecerão em regime de parceria com a comunidade, quando a Prefeitura entrará com todo o material e os moradores ajudam com parte da mão de obra. A empresa prevê execução das melhorias em de 60 dias.

Por sua vez, o prefeito Mário Alexandre comemorou a iniciativa, afirmando que o programa chegará a todos os altos da cidade. “A população ilheense que mora, precisa ter acesso aos serviços públicos de qualidade, considerados essenciais para todos. Estamos comprometidos em realizar investimentos nos altos, para melhorar a vida de todos por todo o município de Ilhéus”.

Avanços – A Prefeitura vem investindo na qualidade da iluminação pública, a exemplo da Avenida Soares Lopes, no centro, com implantação de uma iluminação, que transformou o principal cartão-postal da cidade. Houve a substituição de 60 postes com 120 luminárias de LED. Além de mais iluminada, a tecnologia gerou uma economia em torno de 80%, se comparado ao sistema anterior.

A próxima etapa chegará a Avenida Lomanto Junior, no Pontal que vai receber o sistema de iluminação para integrar o projeto macro que inclui o traçado da nova ponte. A principal via já recebeu um conjunto semafórico, podas de árvores, desobstrução da rede de drenagem pluvial (Embasa), novo asfalto e pintura de sinalização horizontal. As melhorias fazem parte do plano de mobilidade urbana para a área e seu entorno.