Trabalhadores da Biofábrica protestam contra salários atrasados


Trabalhadores cobram pagamento de salários atrasados.

A situação de caos financeiro na Biofábrica de Cacau (IBC) continua gerando problemas sérios aos trabalhadores da instituição. Nesta sexta-feira (26), os trabalhadores realizaram um protesto na porta do parque fabril, pedindo solução imediata para o problema.

Salários atrasados chegam a cinco meses, e vêm gerando angústia não só nos trabalhadores, mas em toda comunidade do distrito de Banco do Pedro, já que a instituição emprega mais de 100 pessoas, muitas moradoras da comunidade.

No dia 10 de junho, O Blog Agravo trouxe com exclusividade a informação sobre a situação financeira da Biofábrica, e ouviu do Diretor da Biofábrica, Lanns Almeida, que parte dos salários seriam quitados na semana subsequente, o que não aconteceu.

Segundo informações extra oficiais, a instituição espera um repasse por parte do Governo da Bahia, que até agora não foi feito.

O telhados de dois galpões desabaram no intervalo de 60 dias, segundo trabalhadores.

A falta de recursos também vem afetando a estrutura física da instituição. Dois desabamentos de telhados de depósitos foram registrados no intervalo 60 dias. “ Se não matarem a gente de fome, vão matar por insegurança do trabalho” relatou um trabalhador ao Blog Agravo.

Vale lembrar que o Instituto Biofábrica de Cacau é uma Organização Social, vinculada ao Governo do Estado da Bahia, que realiza a gestão do equipamento público Biofábrica de Cacau. Inaugurado em outubro de 1999, o equipamento tem como um dos seus objetivos a produção de mudas clonais.