Prefeito recebe mais uma ambulância para reforço da saúde em Ilhéus


Foto divulgação.

No último sábado (27), o prefeito Mário Alexandre recebeu das mãos do governador Rui Costa, as chaves de mais uma ambulância para o reforço da saúde no município. Além de Ilhéus, mais sete cidades do sul da Bahia foram contempladas, entre elas, Itabuna, Belmonte, Buerarema, Itapebi, Uruçuca, Nova Viçosa e Itapé. A ambulância é fruto de uma emenda parlamentar da ex-deputada estadual, Ângela Sousa.

Na ocasião, Mário Alexandre falou sobre a importância desse reforço. “Graças à parceria, nossa rede de urgência e emergência está se fortalecendo como nunca antes. O esforço da então deputada Ângela consolidou vitórias para Ilhéus, e aqui, o reconhecimento e o resultado. Só sabe o que significa um socorro é quem viveu a situação e precisou contar com uma ambulância”, declarou.

Presente às festividades do aniversário de 109 anos de emancipação de Itabuna, o governador pontuou sobre a necessidade de se fazer investimentos nas redes de prevenção. Para Rui, “a melhor política pública de saúde é preventiva, porque quando se descobre uma doença cedo fica muito mais fácil da gente resolver, com um custo muito menor para a pessoa e para a sociedade”.

Policlínica – Rui disse que volta à Itabuna em setembro para inaugurar uma policlínica regional, com investimento de 22 milhões de reais. Para o surgimento do equipamento, 21 municípios celebraram um consórcio público de saúde, que por sua vez, farão a gestão em parceria com o Governo do Estado. Cerca de 530 mil moradores dos municípios consorciados usufruirão dos serviços de saúde.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, o conceito dos consórcios tem mudado a maneira de enxergar o sistema de saúde. “Um modelo vitorioso, que tem se tornado referência de sucesso em todo o Brasil. É referência porque muda o paradigma entre os municípios, diminui os atritos e cria uma nova visão do sistema de saúde, em que todos se sentem parte do processo”, disse.

Nas policlínicas regionais, os moradores terão à disposição consultas médicas em diversas especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.