Governo do Estado e Prefeitura de Itacaré assinam convênio para a reforma e reestruturação da feira livre


Foto divulgação PMI.

Para qualificar o comércio da produção rural e alavancar as vendas dos produtos da agricultura familiar, nesta sexta-feira (26), na Câmara de Vereadores do município de Itacaré, no sul da Bahia, para reforma do Mercado Municipal, que abriga a feira livre, e a aquisição de veículos para auxiliar a mecanização rural do Assentamento Pancada Grande.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS) assinaram os convênios. Um deles, com o aporte de R$ 700 mil, é destinado à ampliação de espaço de comercialização, cobertura, construção de boxes, infraestruturas e adequações que estejam no padrão da Vigilância Sanitária.

“Mais de 500 famílias de agricultores familiares serão beneficiadas e terão suas vidas melhoradas. Consequentemente, aumentarão sua renda. A reforma da feira dará melhores condições de comercialização e recepção ao cliente, além de garantir que o produtor rural tenha dinheiro para suas necessidades”, enfatizou o secretário da SDR, Josias Gomes.
Durante a solenidade de assinatura do convênio o prefeito Antônio de Anízio destacou a importância da reestruturação e reforma da feira, que será um marco na história da cidade e vai garantir um espaço muito melhor para os feirantes. Além disso, ele explicou que a nova feira vai atrair muito mais consumidores, melhorando ainda mais a qualidade dos produtos e movimentando a economia da cidade. As obras deverão ser iniciadas já nos próximos dias para que em muito breve a comunidade de Itacaré possa comemorar mais essa vitória.
De acordo com o presidente da CAR, Wilson Dias, o desafio é produzir, abastecer os balcões da feira para evitar venda a atravessadores e, assim, o agricultor familiar pode lucrar mais. “É fundamental investir na base de produção e garantir que os produtos cheguem à feira. Pois a maior indústria, que gera emprego e renda nos municípios, é a agricultura familiar, ainda mais aqui em Itacaré, uma cidade turística que tem hotéis e restaurantes precisando da produção que vem do campo”, observou.